Ministros vêm ao Vale do Taquari para liberar a construção de mais 361 casas para vítimas da enchente em propriedades rurais

“O governo federal assumiu o compromisso de entregar pelo menos 1,5 mil casas na região”, assegura Maneco Hassen


0
Foto: Divulgação

Os ministros Paulo Pimenta (Comunicação Social) e Jader Barbalho Filho (Cidades) vêm ao Vale do Taquari na próxima semana para liberar a construção de mais 361 casas para vítimas da enchente de setembro de 2023 que moram em áreas rurais. Elas serão beneficiadas por um programa que o governo federal criou após o desastre natural, chamado de Minha Casa, Minha Vida – Rural.

A cerimônia será em Muçum na próxima quinta-feira (29), no final da manhã. O município foi escolhido para sediar esta assinatura porque foi o mais atingido naquele evento. Outras cidades também serão beneficiadas, porém, o detalhamento será anunciado pelos ministros.

Conforme explica o secretário de Comunicação Institucional da Secom, Maneco Hassen, a seleção das pessoas que moram em zonas rurais foi feita por entidades e cooperativas habitacionais que atuam nessa área. Elas fizeram levantamentos de famílias e localidades, e a Caixa Econômica Federal construiu com as entidades a aprovação dos projetos.

“No dia seguinte à assinatura, as cooperativas podem iniciar as obras”, ressalta Maneco, “e a Caixa acompanha, fiscaliza e paga”. “Custo zero para essas famílias. O governo federal que paga toda a conta”, afirma ele, para quem será “um grande recomeço para quem perdeu tudo ou quase tudo naquela tragédia”.

“A nossa expectativa é que as famílias todas contempladas estejam presentes para um grande evento, reunir todas as famílias que sofreram tanto no ano passado e ainda sofrem as consequências dessa grande tragédia”, pontua.

“Entendemos que é importante fazer esse ato simbólico com assinatura de contrato e autorização das obras que vão beneficiar. Neste caso, 361 famílias. Na média, mais de mil pessoas que se somam já aos dois projetos aprovados, de Lajeado e Encantado, e que logo na sequência terão outros.

“O governo federal assumiu o compromisso de entregar pelo menos 1,5 mil casas na região pelo Minha Casa, Minha Vida, e nós vamos liberar todas essas casas”, assegura.

Maneco adianta que, em março, devem vir mais anúncios, com valores e projetos para a reconstrução de estruturas como pontes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui