Moradores do distrito de Forqueta, no interior de Arroio do Meio, enfrentam a falta de energia elétrica desde a noite do domingo (14). De lá pra cá, foram inúmeras tentativas de contato com a RGE, concessionária responsável pelo serviço, porém, sem sucesso. “Tentamos mandar mensagem. Ontem (15), consegui resposta, e nos deram 4 horas para a volta da luz, mas até agora nada”, comenta o morador Cristiano Lemes Guerra (44).
Ele frisa que a falta de energia é um problema recorrente na localidade. “Não é de hoje. Faz dois anos que um cabo de energia deu problema e eles (RGE) demorou três meses para trocar. Tu liga, liga e eles não vem. Ninguém se mexe. Estamos a duas noites sem dormir, em função do calor. Nunca é resolvido logo”, desabafa Guerra.
O aposentado Ernilo Kremer (68), “O problema maior são as carnes na geladeira. Hoje nem fui trabalhar porque vou ter que carregar a carne para armazenar em algum lugar que tenha luz, se não, vou perder tudo”, lamenta.
Kremer revela que o problema é mais grave para quem atua na pecuária. “Um produtor daqui perdeu um monte de frangos. Não sei dizer quantos, mas encheram um carretão com os animais mortos”.
A falta de luz já começa a preocupar a Associação de água de Forqueta. Por enquanto, os equipamentos de recalque, responsáveis por distribuir a água e que precisam de eletricidade para funcionar, estão sendo abastecidos pelo gerador próprio da associação.
Conforme relatos que chegaram à Rádio Independente, também estão sem luz desde domingo (14), moradores da localidade de Costão, no interior de Estrela, e Linha Boa Esperança, em Cruzeiro do Sul.
Na manhã desta terça-feira (16), a reportagem da Independente entrou em contato com a concessionária RGE. Através de sua assessoria de imprensa, sem informar qualquer previsão de restabelecimento da energia elétrica para as referidas localidades, a empresa enviou uma nota, que diz o seguinte:
“A RGE informa que o temporal que atingiu o Rio Grande do Sul neste domingo, 14, afetou de forma intensa a área de concessão da empresa, com grande volume de chuva, descargas atmosféricas e fortes ventos, impactando o fornecimento de energia em diversos municípios. Os danos na rede elétrica são provocados, principalmente, por galhos, árvores e objetos arremessados pelo vento.
No pico do temporal, domingo à noite, 160 mil clientes ficaram sem energia elétrica. Com o trabalho das equipes da RGE, já foi possível normalizar o fornecimento para 148,4 mil clientes (92,75%). A empresa segue totalmente mobilizada e trabalha para restabelecer o fornecimento aos 11,6 mil clientes (dados de hoje, às 6h) sem energia no menor prazo possível. A maioria dos clientes afetados está nas regiões do Vale do Sinos, Vale do Taquari e Serra.
A RGE alerta que a população deve ficar longe de fios partidos ou galhos de árvores que estejam caídos sobre a rede elétrica. A orientação nesses casos é acionar imediatamente a RGE e o corpo de bombeiros e aguardar o atendimento.
Em caso de falta de energia chame a RGE através de um dos canais de atendimento:
SMS: Envie mensagem com o SEU CODIGO (que consta na conta de energia elétrica) para o número 27350.
WhatsApp: (51) 9 9955.0002
Site: www.rge-rs.com.br
App: CPFL Energia (disponível para Android e iOS)
Call Center: 0800 970 0900.”, finaliza a nota.
Texto: Luís Fernando Wagner
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