Moradores do Centenário entregarão ofício na Câmara de Lajeado contra bloqueios de acessos ao bairro

Documento busca auxílio do Ministério Público Federal para resolver problemas de deslocamento que envolvem pontos bloqueados


0
Raquel da Rosa, presidente da Associação dos Moradores do Bairro Centenário (Foto: Eduarda Lima)

Com o avanço nas obras de duplicação da BR-386 em Lajeado, a CCR ViaSul bloqueou o tráfego em dois acessos na região do Bairro Centenário, o que tem prejudicado o deslocamento de moradores.

Segundo Raquel da Rosa, presidente da Associação dos Moradores do Bairro Centenário, o bloqueio dos acessos afeta cerca de 10 mil pessoas que residem nos bairros Centenário, Planalto, Igrejinha, Imigrante e Olarias. “A distância é de 6 a 7km a mais para entrar no bairro, ida e volta. A gente ficou prejudicado, bem mais do que estava no contexto do dia a dia”, afirma. Além do aumento no trajeto percorrido, a segurança dos moradores é afetada por conta do movimento intenso do transporte escolar e de veículos de empresas.

Até o momento, a associação não conseguiu contatar a concessionária. Por isso, a próxima iniciativa será a entrega de um requerimento na Câmara de Vereadores, na sessão desta terça-feira (9), que solicita a intervenção do Ministério Público Federal. O ofício contou com o apoio dos vereadores Jones Barbosa da Silva, Waldir Blau e Carlos Eduardo Ranzi.

Ainda segundo Raquel, entre as opções para solucionar o problema estão a reabertura do acesso pela empresa Moamar, no Bairro Olarias; a liberação da entrada para o Bairro Centenário atrás da empresa Bergabus; ou a construção de uma trincheira, que funcionaria como viaduto. “Eu acredito que em questão de investimento a gente conseguiria, sim, só basta querer”, afirma.

Moradores também solicitam a construção de um novo posto de saúde

Outra dificuldade enfrentada pela comunidade é em relação ao posto de saúde, situado no Bairro Olarias. A unidade atende cerca de 10 mil moradores também dos bairros Centenário, Planalto, Igrejinha, Imigrante e Olarias, mas a população tem problemas em se deslocar até o local e conseguir agendar consultas em prazos adequados.

Enquanto representante da associação de moradores, Raquel protocolou o pedido de construção de um novo posto de saúde, mas ainda não teve retorno da Prefeitura de Lajeado. “Pelo que o prefeito me passou isso vai ficar no papel, mas eu protocolei porque é uma briga que a gente não vai desistir”. De acordo com ela, a unidade poderia ser alocada no Centenário ou no Imigrante, o que dividiria melhor os atendimentos.

Texto: Eduarda Lima
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui