Moradores reclamam do fechamento de acessos após obras da ERS-130, em Lajeado

Rua Relindo Bruinsma, no Bairro Montanha, foi fechada durante as obras e não foi mais aberta. Moradores esperam respostas da prefeitura


6
Foto: Marcelo Cardoso

Nesta quinta-feira (29), a Prefeitura de Lajeado e a EGR liberaram o fluxo de veículos na ERS-130 por volta das 10h40. Foram construídos nas imediações da empresa BRF as vias paralelas e um viaduto, com objetivo da melhora no fluxo de veículos. As obras aconteceram entre os bairros Moinhos, Moinhos D’água e Montanha. Ao todo, foram R$ 13 milhões nas obras. Porém, alguns moradores de ruas que ficam às margens da ERS-130, no Bairro Montanha, não ficaram satisfeitos com algumas obras e retiradas de acessos.


ouça a reportagem

 


Moradores da Rua Relindo Bruinsma contataram a Rádio Independente e relataram problemas para acessar a via. Antes das obras, esta rua se encontrava à ERS. Com as obras, a rua foi bloqueada e não mais aberta para trânsito de pessoas e veículos. Muitos dos residentes da Relindo Bruinsma são trabalhadores da BRF e da Docile. Para irem ao local de trabalho, eles necessitam fazer uma volta, percorrendo cerca de 4 km, ou atalhar em meio ao matagal.

Os moradores pedem para a Prefeitura de Lajeado a reabertura da rua. Inclusive, protocolos já foram realizados junto à Secretaria de Obras, mas até o momento, os moradores não obtiveram respostas.

Foto: Marcelo Cardoso

A reportagem da Rádio Independente contatou o secretário de Obras, Fabiano Bergman (Medonho), buscando respostas sobre a continuação da rua ou se ficará fechada. Até às 16h desta quinta-feira (29), a reportagem não obteve respostas.

Moradora do local e professora de matemática, Eveline de Lima pede respostas da prefeitura e gostaria do retorno do trafego na rua. “Essa rua sempre teve o acesso até a ERS-130, mas quando iniciaram as obras, eles fecharam o acesso e não abriram mais. Os moradores, para irem ao trabalho, fazem uma grande volta de cerca de 4km, ou passam em meio ao mato e barro vermelho. Fizemos protocolo com o pedido na prefeitura, mas até o momento, não recebemos nenhuma resposta”, cita ela.

Texto: Marcelo Cardoso
[email protected]

6 Comentários

  1. Alair Miotto
    Prefeitura de Lajeado – Vocês estão de brincadeira(o melhor projeto era de uma elevada junto a rotatória então existente próximo a BRF) os pedestres não foram levados em conta, quem sai do trabalho da BRF tem que caminhar até o viaduto para atravessar a via? Só pode ser coisa de gente que vive entre quatro paredes no ar condicionado. Uma passarela para pedestre já deveria ter sido inclusa no projeto inicial, pessoas que levam e buscam crianças na creche também não foram levadas em conta? Não aprenderam nada de quando fizeram aquele viaduto próximo ao posto do Arco. Parece que as pessoas que fazem os projetos na prefeitura decidem, ah, vamos fazer um projeto de qualquer jeito sem levar em conta todas as alternativas necessárias e se virem reclamações a gente fala que está estudando uma alternativa, um novo projeto do projeto para corrigir as falhas do projeto então feito aquém das necessidades. Ah, mas o erário público municipal de Lajeado tem que ter um montante astronômico de recursos parados em caixa, diga-se, recolhido pelos munícipes que deveriam ser os beneficiados por tais recursos públicos mas para a atual administração, tão nem aí, o povo que se rale, o importante é poder encher a boca e dizer que tem milhões e milhões em caixa. Me diz aí para que serve dinheiro público em caixa se temos muitos problemas que se arrastam e não são solucionados principalmente, na saúde e educação e além disso vias públicas esburacadas

  2. Total desrespeito com a população, sem contar que construíram o viaduto no lugar errado. Porque nao construir em frente a BRF. Iria amenizar muito mais o tráfego e o trânsito. Ficou muito pior e o congestionamento continua e os moradores que se ralem!!!

  3. Toda evolução necessitá transformação e adaptação. vai ficar bons para muitos ruim para poucos. faz parte gente. parem de reclamar.

    • Só pode estar de brincadeira e no mínimo o senhor não é morador destas localidades afetadas. Então nao venha puxar saco de político e dar opiniãofurada. Nao tem nem como atravessar aquele trevo. Sinto pelas pessas e crianças que tem de passar todos dias ali. Foi sim uma obra muito mal planejado.
      Parabéns ao engenheiro responsável! Péssimo trabalho

  4. Joel, antes de acontecer essa mudança, estava com congestionamento, mas fluía o trânsito gradativamente, essa mudança feita para melhoria de um lado e do outro não, não teria porque fazer, eu passo todos dias nesse trecho e posso afirmar com certeza que está pior de como estava, não melhorou pra nenhum dos lados e sim só piorou, infelizmente. E sim, as pessoas tem direito de reclamar porque tem bastante gente que passa ali e que passa no pedágio de Cruzeiro pagando um valor absurdo para passar por isso e as estradas estarem cheias de buracos a nível BRASIL. 13 MILHÕES JOGADOS NO LIXO.

  5. A população da Serra Gaúcha provou que não precisamos de políticos. Construiram uma ponte com menos de 10 milhões que o governo estadual gastaria mais de 65 milhões.
    Está na hora de rever as qualidades dos candidatos nas próximas eleições.
    Mas o brasileiro tem o governo que merece.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui