Morre aos 84 anos o médico Wilson Dewes

Velório ocorre na Loja Maçônica Acácia Negra, em Lajeado


1

Faleceu na noite desta segunda-feira (25) o médico otorrinolaringologia Wilson José Dewes, aos 84 anos. Nascido em 6 de abril de 1939, ele completaria 85 anos semana que vem. A causa da morte não foi divulgada. O corpo de Wilson Dewes será velado nesta terça-feira (26), das 8h às 16h, na Loja Maçônica Acácia Negra, na Rua Guilherme Arenhardt, 166, no Bairro Moinhos, em Lajeado. O sepultamento será no Cemitério Católico do Bairro Florestal, em horário a ser definido. O Doutor Dewes deixa esposa, três filhos, seis netos e três bisnetos.

Histórico

Wilson Dewes (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Wilson Dewes, especialista em Otorrinolaringologia, qualificado em Cirurgia Craniofacial pelas Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvicofacial, e Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. É Membro Internacional da American Academy of Facial Plastic and Reconstructive Surgery e Membro Titular da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica Facial.

Formou-se na UFSM e como a maioria dos médicos na época, trabalhou nos seus primeiros cinco anos no interior como Clínico e Cirurgião Geral, tendo que resolver tudo, em especial nas emergências. Por circunstâncias habilitou-se também em Anestesiologia. Em 1968 iniciou-se na Otorrinolaringologia com especial dedicação à Rinoplastia. Entre 1978 e 79, fez estágio em Cirurgia Plástica na Universidade de Louisville, USA. No retorno foi credenciado em Cirurgia Plástica pelo Inamps, antecessor do atual SUS, onde atua até hoje. Concentrou seu interesse na correção das fissuras lábio palatinas tendo criado a Fundação para Reabilitação de Deformidades Craniofaciais – FUNDEF, que hoje centraliza a maioria dos atendimentos no Estado.

Visitou e estagiou em inúmeros centros mundiais, no México com o Professor Fernando Ortiz Monasterio, na Argentina com Ruben de Luca e Clínica Juri, nos Estados Unidos com E.McColough, Walter Berman, Joseph McCarthy, Sherell Aston, Jack, Sheen, Ted Cook, Jack Gunter, Josef Mc Carthy, na Espanha na Clínica Planas, no Brasil com Neves Pinto, Clinica Pitanguy, Centrinho de Bauru e outros.

Após fundar a Clínica Dr. Wilson Dewes, passou a receber colegas para visitas e estágios de aperfeiçoamento, mantendo regularmente cursos durante todo o ano. Participa de eventos nacionais e internacionais como palestrante, realizando também cirurgias demonstrativas. É membro da equipe cirúrgica da Smile China, fundação canadense dedicada ao tratamento de fissuras lábio palatinas, participando de missão na China. Em sua bagagem traz a realização de mais de 6 mil Rinoplastias, tendo inclusive desenvolvido técnicas próprias que conferem maior naturalidade ao nariz operado. Como atividades de classe foi presidente da Sociedade de Medicina do Alto Taquari, Conselheiro do CREMERS, da AMRIGS, presidente da Associação Gaúcha de Otorrinolaringologia, líder e fundador da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica Facial, tendo sido presidente em duas gestões.

Dewes liderou a criação e foi presidente da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo. Também foi Médico Concursado da Secretaria de Saúde do RGS e é ex-Coordenador da 16ª Delegacia Regional de Saúde, em cuja gestão liderou a criação da Fundação pró Rio Taquari. Paralelamente à sua atividade como médico, participou de atividades comunitárias, tendo recebido o título de “Cidadão Lajeadense”. Foi fundador e presidente da Associação Musical Casa de Bach, entidade Lajeadense voltada para a promoção das artes, em especial da música.

Texto: Luís Fernando Wagner
[email protected]


1 comentário

  1. Dr. Wilson josé Dewes , grande amigo e colega, referência na ciência e arte da Orirrinolaringologia e Cirurgia estética facial,
    um grande mestre, reconhecido mundialmente.
    Que grande perda.
    Meus sentimentos à Lenice,filhos e netos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui