Movimento pela Vida no Trânsito, realizado em Arroio do Meio, busca mudança através das crianças

Segundo Liselena Bersch Neumann, administradora da empresa Sulati Transportes e Representações, o trabalho surgiu em 2017 e hoje realiza atividades tanto no âmbito escolar, quanto entre a comunidade


0
Liselena Bersch Neumann (Foto: Eduarda Lima)

O Movimento pela Vida no Trânsito (MOV.IT) surgiu em Arroio do Meio em 2017, através da Sulati Transportes e Representações. Na época, motoristas solicitaram a criação de uma frase que os representasse nas estradas. Com a definição dos dizeres “Eu escolho voltar para casa” e a promoção de algumas carreatas, a campanha cresceu ao longo dos anos e recebeu apoio de outros empreendimentos, até ser expandida para atividades em escolas do município.

Segundo Liselena Bersch Neumann, administradora da Sulati, levar o movimento para os educandários busca a conscientização no trânsito desde a infância. “A ideia de envolver as escolas e atingir as crianças é justamente que ali tu consegue provocar uma mudança positiva”, explica Lislena.

Ainda de acordo com ela, o retorno de diretores e responsáveis mostra que, a partir das atividades, os jovens passam a cobrar os pais sobre a utilização do cinto e a atenção no volante. “Tem retorno positivo sim, por isso a gente aposta na mudança com as crianças”, afirma.

O MOV.IT acontece em duas etapas, com atividades em maio e setembro. No próximo mês, as ações ocorrem do dia 13 ao dia 18 com as turmas de 8º ano e Ensino Médio das escolas municipais, estaduais e particulares de Arroio do Meio.

Programação do MOV.IT terá experimentações, palestra e carreata

Nos primeiros dias do cronograma, um equipamento de realidade virtual simulará nas escolas um passeio de bicicleta pelas ruas da capital, com o objetivo de mostrar às crianças os cuidados necessários estando nesta posição. Já para entenderem o conceito de ponto cego, os estudantes poderão ocupar o banco de motorista em carros e caminhões.

Na quinta-feira (16), os alunos do Ensino Médio participam de uma palestra com Marcos Paulo Kuhn, que há 20 anos ficou paraplégico por conta de um acidente no trânsito. “Hoje ele tem plenas condições de relatar a história de vida dele com ensinamentos muito interessantes”, ressalta Liselena. A atividade é direcionada também aos pais e responsáveis.

No sábado (18), a carreata da gentileza, que no ano passado recebeu cerca de 120 veículos, voltará a ser realizada em Arroio do Meio, partindo da Sulat e encerrando nos pátios da empresa Vale Log. Ao final do percurso, os participantes poderão consumir salchipão com direito a uma bebida por R$ 10, além de adquirir a camiseta da campanha por R$ 50.

A proposta da carreata é reunir carros, motos e caminhões e fazer com que o trânsito flua de forma tranquila, para mostrar aos participantes que essa harmonia também é possível no cotidiano. “É justamente isso, poder compartilhar com a comunidade que um caminhão, um carro, uma moto conseguem fluir de forma harmônica”, explica Liselena.

Além da Sulati, o MOV.IT é organizado pelas empresas Vale Log, CFC de Arroio do Meio, AEF Transportes, Dalacorte Transportes, Transpocred e Rede Transportes, com apoio da prefeitura, Sest Senat e Rotary Clube. Segundo Liselena, “todo esse grupo de pessoas está trabalhando. Temos a ciência de que não vai ser rápido, é uma caminhada, é uma construção coletiva com a comunidade.” Os organizadores entendem que, através da junção de várias empresas, o MOV.IT pode crescer e dar continuidade ao trabalho de conscientização.

 

Texto: Eduarda Lima
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui