Na contramão da Europa, Grécia implementa semana de trabalho de seis dias

Medida para combater escassez de mão de obra se aplica a empresas privadas que operam 24 horas por dia e aumenta jornada semanal de 40h para 48h


0
Atenas, na Grécia (Foto: Eurotrip/Divulgação)

Uma nova que permite a implementação de uma semana de trabalho de seis dias entrou em vigor na Grécia na segunda-feira (1º), colocando o país na contramão da tendência europeia de reduzir as jornadas. A medida se aplica a empresas privadas que operem 24 horas por dia e aumenta a carga horária semanal de 40 horas para 48. Os funcionários poderão escolher entre trabalhar duas horas adicionais por dia, ou realizar um turno extra de oito horas, recebendo uma taxa adicional de 40% do salário diário.

O governo de centro-direita, liderado pelo primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis, argumentou que a nova legislação é necessária para enfrentar a escassez de mão de obra no país provocada por um acentuado declínio populacional. Além dos adultos terem cada vez menos filhos, milhares de pessoas deixaram a Grécia desde a catastrófica crise da dívida pública, que eclodiu em 2010.

O governo acrescentou que a medida irá enfrentar o problema de horas de trabalho não computados, bem como dos funcionários que não recebem por hora extra.

Fonte: Veja

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui