‘Não há futuro para a Rússia’, diz Biden em celebração dos 80 anos do Dia D em praia da Normandia; Putin não foi convidado

Presidente dos EUA disse ainda que Otan não abandonará Ucrânia até a vitória. Cerimônia teve presença dos representantes dos países aliados e de Zelensky


0
Joe Biden (Foto: The White House/Divulgação)

Com um discurso direcionado à Rússia, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que o Ocidente não deixará a Ucrânia antes de uma vitória, durante a abertura nesta quinta-feira (6) da celebração oficial pelos 80 anos do Dia D, em uma praia na Normandia, na França.

A Rússia foi excluída do evento. O governo da França, responsável pela celebração, não convidou nem representantes do governo de Vladimir Putin nem da oposição russa ou da sociedade civil, um sinal do isolamento do país pelas potências ocidentais. Já o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, foi convidado, uma forma de demonstrar até que ponto os aliados pensam que Moscou está do lado errado da história.

O Dia D — como ficou chamado o desembarque das tropas aliadas nas praias da Normandia, derrotando tropas nazistas — marcou o fim na Europa da Segunda Guerra Mundial, quando a União Soviética lutou ao lado do Aliados (Reino Unido, Estados Unidos e França) na Segunda Guerra Mundial.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui