“Não temos o direito de refazer a casa das pessoas onde a água vai chegar”, diz Lula sobre reconstrução de moradias no Vale do Taquari

Presidente garante que compromisso do governo é impedir que a população volte a morar em zonas de risco


0
Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Carolina Leipnitz))

Em sua passagem pelo Vale do Taquari nesta quinta-feira (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou a necessidade de reconstruir moradias em locais seguros.

“Não temos o direito de refazer a casa das pessoas onde a água vai chegar”, disse Lula durante coletiva de imprensa realizada em Arroio do Meio. De acordo com ele, a lição deixada pela enchente histórica é a necessidade de “fazer as coisas com mais responsabilidade e cuidado”.

A construção de conjuntos habitacionais deve ocorrer fora de zonas de perigo, com o objetivo de garantir a segurança da população. O presidente garante: “nunca mais a gente vai colocar essas pessoas para morar no local em que vai correr risco de vida”. Ele afirma também que o governo discutirá um projeto para levar as águas do Rio Taquari diretamente para o mar, evitando a passagem por Porto Alegre.

Ainda durante a coletiva de imprensa, o presidente ressaltou que o ocorrido no Rio Grande do Sul não cairá no esquecimento e que o estado será cuidado com o carinho que merece.

Entre os anúncios feitos por ministros que também visitaram a região, está o oferecimento de duas parcelas de um salário-mínimo para todos os trabalhadores atingidos, a compra de imóveis pelo Minha Casa, Minha Vida e a abertura de 799 leitos clínicos e pediátricos.

Texto: Eduarda Lima
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui