Nível do Guaíba fica abaixo da cota de inundação pela 1ª vez em um mês em Porto Alegre

Apesar da baixa, o cenário de alerta continua, pois o nível do lago ainda é considerado alto e muitos pontos das cidades gaúchas seguem alagados


0
Foto: Alexandre Aguar / MetSul Meteorologia

O nível do Guaíba ficou abaixo da cota de inundação pela primeira vez em um mês em Porto Alegre.

Após uma cheia histórica, o lago ficou abaixo da cota de inundação (3,6m) na Usina do Gasômetro neste sábado. Segundo a prefeitura, a marca de 3,57m foi obtida às 6h15 na régua da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e Agência Nacional de Águas (ANA).

É a primeira vez que isso acontece desde o dia 2 de maio, quando o rio estava em 3,69 metros. Em 5 de maio, o nível do Guaíba alcançou seu pico histórico, de 5,35 metros, superior ao da enchente histórica de 1941, quando foi 4,75 metros.

Apesar da baixa, o cenário de alerta continua, pois o nível do lago ainda é considerado alto e muitos pontos das cidades gaúchas seguem alagados, como no caso de Pelotas, onde a água do Guaíba chegou na Lagoa dos Patos.

Das 497 cidades do Rio Grande do Sul, 475 sofreram algum dano.

As fortes chuvas que castigaram o Rio Grande do Sul, deixando centenas de mortos e milhares de desabrigados. Os números chegam a 171 mortes, mais de 800 feridos. E 43 pessoas seguem desaparecidas.

Cota de inundação

Na última terça-feira (28), o governo do Rio Grande do Sul alterou a cota de inundação de 3 metros para 3,6 metros no Guaíba em Porto Alegre. A mudança foi adotada para refletir as medições feitas em uma nova régua instalada mais ao sul do Cais Mauá, onde o nível era registrado até o início de maio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui