No Dia Mundial do Rim, ação conjunta oferece serviços de saúde gratuitos em frente ao HBB, no Centro de Lajeado

Atividade é organizada pelo HBB, Clinefron e Secretaria de Saúde de Lajeado


0
Foto: Luís Fernando Wagner

Celebrado sempre na segunda quinta-feira do mês de março, o Dia Mundial do Rim, nesta dia 14 de março, é dedicado à conscientização sobre a importância dos rins e à prevenção de doenças renais. Em Lajeado, para lembrar a data, a equipe do Clinefron (clinica especializada no tratamento de doenças renais), Hospital Bruno Born (HBB) e Secretaria Municipal de Saúde de Lajeado organizam ação aberta ao público na frente do HBB, na Rua Júlio de Castilhos, no Centro da cidade.

Graziela Baiocco (Foto: Luís Fernando Wagner)

A estrutura montada no local oferece material informativo sobre prevenção às doenças renais e exames gratuitos, como verificação de pressão arterial e glicemia, teste rápidos de doenças sexualmente transmissíveis, mediação da altura e peso, orientações nutricionais, entre outros. “É muito importante que as pessoas bebam pelo menos 35 ml de água por quilo de peso por dia. A saúde renal anda em conjunto com a pressão arterial e a diabetes. Ambas as doenças tem tratamento. Dieta balanceada, evitar o excesso de proteína e de sal são medidas simples e fáceis, através das quais é possível fazer o controle e prolongar ainda mais a qualidade de vida do doente”, avalia a enfermeira-chefe do Clinefron, Graziela Baiocco.

A média nefrologista Nara Pimentel pondera que a prevenção é a melhor forma de evitar as doenças renais e alerta para alguns sinais que podem indicar alguma morbidade. “A prevenção da doença renal é feita através do exame de urina e verificação da creatinina. Normalmente o rim é silencioso, ele não visa muito. Por isso é importante fazer os exames. Mas tem algumas patologias que atrapalham muito o rim, como diabetes e hipertensão, que podem levar à doença renal, urina com sangue e espuma na urina, são alertas para que se procure um médico”, comenta.

Foto: Luís Fernando Wagner

Embora jovem, a lajeadense Larissa Francine Müller (21) aproveitou a ocasião para realizar os exames. “Sempre faço os testes rápidos quando estão disponíveis. É um cuidado que todos devem ter”, comenta.

A gratuidade do serviço despertou o interesse do aposentado Félix Ferreira da Silva (74). “Como é de graça eu gosto de fazer. Vou aproveitar para ‘dar uma geral”, disse.

Todos os serviços oferecidos na ação são gratuitos. A atividade, que começou às 8h30, se entende até o meio-dia.

Texto: Luís Fernando Wagner
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui