Nova enchente leva o que sobrou da Ponte de Ferro e frustra projeto para reconstruir ligação entre Arroio do Meio e Lajeado

Grupo formado pelas iniciativas pública e privada já se mobiliza para buscar alternativas


0
Foto: Luís Fernando Wagner

A segunda enchente, registrada no fim de semana passado, frustrou um dos projetos que une as iniciativas pública e privada da região, para reconstruir a Ponte de Ferro, ligação secundária entre Arroio do Meio e Lajeado. A ponte foi parcialmente destruída pela cheia sem precedentes do início de maio.

A ideia era recuperar parte da estrutura que após a enchente ficou encalhada ma margem do arroio Forqueta, reformá-la e reaproveitá-la na reconstrução. Para tanto, um estrada foi aberta até o local, para posteriormente retirar a estrutura com um guindaste. A previsão era restabelecer a conexão entre as duas cidades dentro de 14 dias.

Foto: Luís Fernando Wagner

Porém, a enchente que teve seu ápice na cota 27 metros e 78 centímetros no domingo (12) acabou levando o que sobrou da ponte, e a estrutura se perdeu entre o arroio Forqueta e o Rio Taquari. “Estávamos quase lá. Faltava apenas 4 horas para conseguir chegar na ponte com nosso maquinário. É uma pena, mas Deus não quis que fosse assim. Agora, segue o plano A, que é a colocação da ponte do exército na Cascalheira. Na manhã desta terça-feira (14), conversei com os prefeitos de Arroio do Meio, Danilo Bruxel e de Lajeado, Marcelo Caumo. Eles já estão trabalhando muito forte em alguma alternativa. Quem sabe colocar a ponte do exército no vão da Ponte de Ferro”, pondera um dos idealizadores da iniciativa, empresário Roberto Lucchese.

Por outro lado, as buscas pela ponte devem continuar. “Nesta segunda-feira (13), fizemos buscas, inclusive com auxílio de um drone, mas não conseguimos localizar nenhum sinal da ponte. Vamos esperar baixar o nível das águas para continuar as buscas. Não vamos desistir, é uma ponte histórica”, comenta o empresário.

Texto: Luís Fernando Wagner
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui