Nova Ponte de Ferro deve ser liberada para o tráfego de veículos ainda nesta segunda-feira

Projeção é do coordenador de Trânsito de Lajeado, Vinícios Renner, que aguarda a instalação de semáforos nas duas cabeceiras e a finalização do reforço do piso da ponte para autorizar a passagem


0
Foto: Luís Fernando Wagner

Soldados do Exército e servidores das prefeituras de Arroio do Meio e Lajeado trabalham nos ajustes finais na “Ponte da Reconstrução”, a fim de liberar a passagem para veículos ainda nesta segunda-feira (10). A nova estrutura foi inaugurada na tarde deste domingo (9), porém, por enquanto, somente a passagem de pedestres está liberada, na travessia entre Arroio do Meio e Lajeado, sobre o Rio forqueta, onde antes havia a Ponte de Ferro, estrutura histórica que foi parcialmente destruída pela enchente de maio. “Nós temos ao longo do dia, a colocação do cabeamento elétrico, para instalação de semáforos. Já estamos com os postes colocados. Solicitamos que seja colocado mais um reforço de madeiras no piso, nas laterais da ponte, para contemplar veículos de menor largura. São detalhes que ao longo do dia vamos tocar, para deixar pronto o mais breve possível. Por hora , não temos previsão de liberação para o tráfego de veículos, porque também dependemos do serviço de terceiros. Estamos com nossas equipes a postos para que isso seja feito ainda nesta segunda-feira (10)”, explica o coordenador do Departamento Municipal de Trânsito de Lajeado, Vinícios Renner.

Os semáforos serão instalados nas duas cabeceiras da ponte, em Lajeado, na Rua Senador Alberto Pasqualini, e em Arroio do Meio, na Rua Marechal Floriano Peixoto, a conhecida Estrada Velha. As sinaleiras irão organizar o fluxo, que permitirá a passagem em mão única, como ocorria antes da enchente. Da mesma forma, serão reinstaladas estruturas em ambos os lados, para limitar a altura dos veículos, as chamadas “goleiras”. Somente motos, carros de passeio e utilitários terão passagem permitida.

Além disso, postes de iluminação pública já foram recolocados ao longo do trecho. A ruas, que tiveram a pavimentação arrancada pela enchente, foram reformadas pelas prefeituras de Arroio do Meio e Lajeado. Para melhorar as condições de trafegabilidade, foram colocadas cargas de brita. Porém, o pavimento asfáltico ainda não tem previsão de ser reconstruído. “Isso nós estamos trabalhando juto com a Secretaria de Obras, para que seja feito o mais breve possível. Nós termos que alterar sinalizações, fazer conversões que por hora não existem, e entender como vai se dar o tráfego neste trecho”, adianta Renner.

Foto: Luís Fernando Wagner

A nova ponte

Chamada Ponte da Reconstrução pelos seus idealizadores (um consórcio de empresários da região, liderado pelo diretor da Incorporadora Lyall de Lajeado, Roberto Luchese), tem mais de 50 metros de comprimento, 5,50 metros de largura e 5,80 metros de altura. A estrutura de metal com piso de madeira pesa cerca de 45 toneladas, e foi conectada na sexta-feira (7) com a parte que restou da antiga Ponte de Ferro, no lado de Arroio do Meio. A obra, orçada em cerca de R$ 2 milhões, foi custeada com recursos da iniciativa privada.

Texto: Luís Fernando Wagner
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui