Nova Zelândia desiste de lei que proibiria tabaco para futuras gerações

Governo anunciou nesta terça-feira revogação de lei que entraria em vigor em julho


0
Foto: Freepik

O governo da Nova Zelândia anunciou que revogará nesta terça-feira (27) uma lei pioneira no mundo que proíbe a venda de tabaco para futuras gerações.

A lei foi aprovada em 2022 e tinha previsão de entrar em vigor em julho deste ano. As regras antitabaco proibiriam de maneira vitalícia as vendas para aqueles nascidos após 1º de janeiro de 2009, assim, daqui a 50 anos a idade mínima para comprar um cigarro seria de 63 anos. Também seria reduzido o teor de nicotina nos produtos de tabaco e diminuído o número de varejistas de tabaco em mais de 90%.

No entanto, o novo governo de coalizão, eleito em outubro e liderado pelo Partido Nacional, confirmou a revogação com urgência. A ministra adjunta da Saúde, Casey Costello, disse que o governo da coalizão estava adotando uma abordagem regulatória diferente para desencorajar o hábito e reduzir os danos causados, mas que também estava comprometido em reduzir o tabagismo.

O primeiro-ministro Christopher Luxon alegou que a decisão impedirá que um mercado negro de tabaco surja. De acordo com ele, as taxas de tabagismo serão reduzidas por meio de educação e outras políticas.

Fonte: Veja

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui