Novo sistema de prevenção de enchentes deve iniciar as operações no mês de abril pelo Rio Grande do Sul


0
Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes

No Teatro da Univates, na tarde desta sexta-feira (15), o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, anunciou que está em fase de testes e deve iniciar as operações em abril, um novo sistema moderno de alertas. O ministro integrou a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está em Lajeado fazendo um balanço dos recursos destinados pelo Governo Federal.

“Sei que é uma demanda do Vale do Taquari. Nosso querido governador sempre solicitou isso e o sistema está pronto. Hoje só é utilizado no mundo pelos Estados Unidos, Chile e talvez a Alemanha. O Brasil será o terceiro ou quarto do mundo a ter este sistema, que é um sistema em parceria com todas as empresas que operam telecomunicações no Brasil, coordenado pela Anatel e a Defesa Civil Nacional, em parceria com os governos dos Estados e municípios. Agora no final de março, o presidente estará anunciando o início dessa operações para abril, vai operar em vários cantos do Brasil, a começar pelo Rio Grande do Sul”, relatou.

O ministro ainda observou que em 2023, o Rio Grande do Sul teve seis meses de estiagem com perdas imensas e os outros seis com “perrengues fortes” com ciclones. Por isso anunciou a liberação de mais R$134 milhões para a reconstrução e restabelecimento de vários municípios. Do Vale do Taquari foram contemplados: Arroio do Meio, Lajeado, Muçum, Taquari, Colinas e Encantado. Ao lado da região, também receberão recursos, as cidades de Santa Tereza e São Valentim do Sul.

Texto: Elisangela Favaretto
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui