Núcleo de Polícia Comunitária da Polícia Civil de Lajeado completa 10 anos neste mês

Ao longo desse período de atuação, mais de 15 mil pessoas receberam o trabalho dos agentes, que atualmente é composto por seis policiais civis


0

O Núcleo de Polícia Comunitária da Polícia Civil de Lajeado completa 10 anos neste mês de fevereiro. Implantado oficialmente em 2014, resultado de convênio entre a administração municipal de Lajeado e o governo do estado, o Núcleo desenvolve atividades junto a comunidade com viés preventivo e de orientação na segurança pública.

O Núcleo de Polícia Comunitária faz parte do programa Pacto Lajeado pela Paz da Prefeitura Municipal de Lajeado, que congrega várias iniciativas, atuando nos eixos de prevenção e aplicação da Lei.

O Núcleo também é responsável por aplicar o projeto Institucional da Polícia Civil denominado Papo de Responsa, que é um Projeto Institucional da Polícia Civil em nível estadual, aplicado junto às turmas em que atuam semanalmente. O Papo de Responsa pode ser aplicado em qualquer escola no âmbito de abrangência da 19° Região Policial que tem Lajeado por sede, também nas empresas, associações de moradores, e demais solicitações, sobre temas de interesse da segurança pública.

Segundo Juliano Höehr Clavé, Escrivão de Polícia, atualmente lotado na DRACO de Lajeado, que é o único membro que está desde a implantação do Núcleo, ao longo desse período de atuação, mais de 15 mil pessoas receberam o trabalho dos agentes, que atualmente é composto por seis policiais civis, coordenados pela Delegada Márcia Bernini Colembergue, titular da delegacia especializada no atendimento a mulher, que atendem as demandas da comunidade, levando o trabalho para empresas, associações de moradores, escolas, entre outros segmentos.

“Os policiais estão constantemente à disposição da comunidade, nos seus mais variados segmentos, para atuar sob demanda. Estamos aí para ser mais um órgão público de auxílio, e nós transitando por toda a base de Lajeado, nós conseguimos dar uma pronta resposta à comunidade escolar”, finalizou Clavé.

Com a retomada do ano letivo nas escolas de todas as redes, os policiais se preparam para atender o segmento que mais demanda o trabalho do Núcleo, com ações semanais. Os encontros ocorrem por meio de agendamento prévio, onde a comunidade indica a prioridade, o enfoque, e os policiais planejam a ação em cima desta demanda. Os agendamentos podem ser feitos pelos telefones (51) 99403-7845 ou (51) 98416-9082.

Texto Juciara Gregory

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui