“O alimento é o combustível que tu podes direcionar pra diversos fins”, afirma nutricionista e educador físico

Confira algumas dicas de Guilherme Borges, o Guima para a realização de exercícios, alimentação saudável e qualidade de vida


0
Guilherme Borges (Foto: Gilson Lussani)

Como estabelecer a atividade física como rotina e ter uma alimentação mais saudável de forma constante? Essas questões foram abordadas pelo nutricionista e educador físico Guilherme Borges, o Guima, em entrevista ao programa Acorda Rio Grande deste sábado (9). Uma das dicas é evitar ações extremas, como cortar bruscamente as refeições ou exagerar nos exercícios.

O nutricionista explicou que o controle da alimentação é fundamental, mas de forma orientada e fracionada. “O alimento é o combustível que tu podes direcionar pra diversos fins, sejam estéticos, sempre relacionando à saúde, que é a base, que é o principal, e acaba melhorando tua performance e consequentemente os teus resultados”, ressaltou. É fundamental evitar o deficit de nutrientes para não comprometer a massa muscular.

Guima citou que é importante fazer as três principais refeições do dia de forma adequada. No café da manhã, incluir uma porção de frutas, cereal, ovos, tapioca e pão integral. No almoço, podem ser consumidos carboidratos e proteínas, mas acompanhadas de salada, que deve representar cerca de 50% do prato. No jantar, não há problemas em repetir o almoço, ou mesmo tapioca e sanduíche, de acordo com a preferência pessoal. No entanto, é importante observar as quantidades. Por isso, intercalar com pequenas refeições ao longo do dia para que a ingestão de alimentos não seja concentrada em apenas uma das ocasiões.

Da mesma forma, os exercícios físicos devem ser feitos de maneira frequente, mas não necessariamente todos os dias. O educador físico relatou que, se for criada uma rotina, a prática em três vezes da semana é suficiente. Outra dica é aliar exercícios para a musculatura com os aeróbicos.

Para finalizar, Guima ainda explicou que uma boa rotina de sono também auxilia a parte física e cognitiva. O ideal é um sono noturno, de sete a oito horas.

A rotina de Guima pode ser conferida no Instagram do nutricionista e educador físico.

Texto: Gilson Lussani
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui