O poder do elogio na construção do clima organizacional

Essa é uma ferramenta fundamental que pode moldar significativamente o clima organizacional de uma empresa


0
Gustavo Bozetti (Foto: Eduarda Lima)

Todos nós gostamos de receber um elogio, não é mesmo? O interessante é que, por algum motivo, usamos pouco essa poderosa estratégia de fortalecimento das virtudes humanas. O elogio é uma ferramenta fundamental que pode moldar significativamente o clima organizacional de uma empresa. Quando utilizado de forma adequada e genuína, o elogio pode fortalecer os laços entre os colaboradores, promover a motivação e aumentar a satisfação no trabalho. Nesta matéria, explorarei como o elogio pode influenciar positivamente o ambiente de trabalho e contribuir para uma cultura organizacional saudável e produtiva.

O que podemos observar é que pouquíssimas empresas disseminam o elogio em suas culturas. Muito provavelmente por dois motivos principais: o primeiro é porque o ser humano, de maneira geral, tende a encontrar com muito mais facilidade os defeitos do que as qualidades nos outros. O segundo é porque as pessoas não sabem elogiar, não conhecem uma maneira adequada de elogiar. Já vi quem, ao tentar elogiar, falou inúmeros defeitos da pessoa antes de citar a qualidade que pretendia destacar. Quando implantamos o hábito de elogiar de maneira correta, o clima é impactado. E para que o elogio tenha o máximo impacto na construção do clima organizacional, é importante que seja genuíno, específico e oportuno. Elogio e bajulação são pontos que se diferenciam pelo tipo de interesse que existe por trás do ato. Quando queremos algo para nós, trata-se de bajulação. Quando queremos despertar o melhor no outro sem nenhum tipo de interesse escuso por trás, trata-se de um elogio genuíno e profundo. Elogios sinceros e personalizados têm muito mais significado do que bajulações genéricas ou automáticas. Além disso, é importante que os elogios sejam dados no momento certo, recheado de evidências quanto a realização da ação ou conquista que está sendo reconhecida.

Sugerimos em uma das nossas formações chamada MasterMind Metagerenciamento, com foco totalmente empresarial, que as empresas implementem o elogio na sua cultura com o objetivo de melhorar o clima organizacional. Um belo exemplo é de uma empresa que, nas reuniões mensais, sorteia dois nomes entre todos os membros do time. O primeiro será elogiado e o segundo fará o elogio. Ninguém sabe quem fará o elogio para quem. O impacto desta estratégia fez com que os colegas, durante o dia a dia, passassem a procurar virtudes em todos os colegas para que, caso fosse sorteado, saber o que elogiar no colega. Esta é outra sábia ação que faz total diferença no clima organizacional.

O elogio é uma ferramenta poderosa na construção de um clima organizacional positivo e produtivo. Ao reconhecer e valorizar as contribuições dos colaboradores, promove-se a motivação, o engajamento e o bem-estar emocional no trabalho. Ao cultivar uma cultura de reconhecimento e apreciação, as empresas podem fortalecer os laços entre os membros da equipe, aumentar a produtividade e alcançar o sucesso sustentável a longo prazo. Portanto, não subestime o poder do elogio. Ele pode fazer toda a diferença no ambiente de trabalho. Você concorda? Pense nisso. Forte abraço e até a vitória, sempre.

Texto por Gustavo Bozetti (@gustavobozetti), diretor da Fundação Napoleon Hill e MasterMind RS

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui