Obras de Picasso, Rembrandt e Goya podem ter sido perdidas após incêndio em galeria nos EUA

Trabalhos ficaram expostos à fumaça quente em uma galeria de arte de Seattle; fogo acidental começou em um beco atrás do prédio de três andares


0

Obras de arte insubstituíveis de Picasso, Rembrandt, Goya e M.C. Escher estão entre as que podem ter sido perdidas depois que um incêndio atingiu uma galeria de arte de Seattle na sexta-feira (12), disse a gerente da galeria à CNN.

As autoridades acreditam que alguém iniciou um fogo no beco atrás da galeria para se aquecer e o incêndio se espalhou pelo prédio de três andares. Os bombeiros responderam a ligações para o 911 às 6h39 de sexta-feira (12), disse o Corpo de Bombeiros de Seattle, nos EUA. No momento, as temperaturas na área oscilavam em torno de -6 graus Celsius.

Não foram relatados feridos no incêndio, que os investigadores consideraram acidental. “Esperamos que grande parte do trabalho seja salvo. Estamos fazendo a triagem deles agora”, disse a gerente da Davidson Galleries, Rebecca McDonald. Pode levar semanas para que a galeria determine o destino das obras dos artistas famosos.

A Davidson Galleries é especializada em trabalhos em papel – especificamente gravuras, litografias e cortes de madeira, disse o proprietário Sam Davidson à CNN. Ele acumulou entre 16 mil e 18 mil peças nos últimos 50 anos.

A peça mais antiga da coleção data de 1490, enquanto as peças mais novas foram criadas na semana passada, disse McDonald.

A galeria estava a poucas semanas de uma mudança planejada de seu inventário da Pioneer Square, no centro de Seattle, para um novo local a vários quarteirões de distância. Várias obras de arte foram colocadas no chão em preparação para a mudança, tornando-as mais expostas a possíveis danos causados pela fumaça.

A fumaça danificou algumas obras de arte, disse a equipe da galeria em uma postagem no Facebook atualizada no domingo (14). “Estamos atualmente no processo de avaliar a extensão dos danos. No entanto, não foi tão extenso como se pensava inicialmente e temos esperança de que seremos capazes de preservar a grande maioria do nosso inventário”, dizia o post.

Muitas peças da coleção estavam em gavetas, enquanto outras estavam cobertas com tapetes de pano e uma folha de mylar que pode as ter protegido dos danos causados pela fumaça, disse McDonald, que também deu crédito aos bombeiros que responderam ao chamado.

Fonte: CNN


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui