Obras na ERS-130: Prefeitura de Lajeado espera eliminar necessidade de fazer retorno no trevo de Cruzeiro do Sul até domingo

Motoristas que vêm de bairros como São Bento, Jardim Botânico e Moinhos D’Água, bem como de Santa Clara Sul, precisam fazer esse traçado há 10 dias


0
Foto: Prefeitura de Lajeado

A Prefeitura de Lajeado liberou, nesta quinta-feira (29), o fluxo de veículos na via principal da ERS-130, nas imediações de empresas como a BRF, Benoit, Docile e Posto Codorna. No trecho, além de vias paralelas, foi construído um viaduto. As modificações são alvos de críticas de usuários pela forma como foram conduzidas e exigem atenção dos motoristas, até que tudo fique completo e bem sinalizado.

“A liberação da pista principal era necessária para que se faça agora a conclusão da sinalização nas vias marginais”, argumenta o prefeito Marcelo Caumo, em entrevista ao Troca de Ideias desta sexta-feira (1º). “A liberação do fluxo da via principal foi de extrema importância porque é a primeira vez que a gente vai conseguir ter a separação do trânsito da cidade com o trânsito da rodovia”, entende.

“Quem se desloca de Venâncio, de Cruzeiro para Lajeado, Arroio do Meio e segue pela rodovia, ele não vai mais ter o conflito com o trânsito de quem circula pela cidade, de quem pega a BRF, vem pela Carlos Spohr Filho e quer ir pela UPA. Ele não cruza necessariamente a pista de rolamento principal. Ele vai pelas vias laterais, passa pelo viaduto e depois segue”, explica. “Mas para que fossem feitos esses ajustes, que ainda precisam, era fundamental liberar a pista principal”, pontua.

O prefeito lembra que há 10 dias, quem vem de bairros como São Bento, Jardim Botânico e Moinhos D’Água, bem como de Santa Clara do Sul, precisa fazer um retorno no trevo de Cruzeiro do Sul, pela ERS-130. Esse traçado é provisório, e a expectativa é que até domingo sejam concluídas as obras que vão eliminar essa necessidade.

“Da BRF até o túnel, hoje, as vias laterais são mão simples. Depois de pronta a sinalização, elas vão ser de mão dupla. Quem vem de São Bento, hoje, precisa pegar a direita, ir até o trevo em direção a Cruzeiro do Sul e retornar. Com a sinalização pronta, ele vai pegar a esquerda na via marginal, vai passar por baixo do viaduto e escolher se quer pegar a esquerda ou seguir pela via marginal”, detalha o prefeito. Com isso, não será mais preciso passar pela pista principal, na ERS-130.

“A partir de domingo, e já na segunda-feira, espera-se que tenha tudo isso resolvido, e acredito que sim, inclusive, tem uma previsão que possa ser antecipado para sábado ou até mesmo hoje (sexta-feira), mas nós contamos com domingo”, Marcelo Caumo frisa.

“São várias pinturas, placas, sinalização, principalmente por essa mudança”, adianta. “É importante que os condutores, até que estejam acostumados com essas situações, que trafeguem com cuidado”, orienta.

Texto: Tiago Silva
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui