OMS confirma primeira morte humana no mundo pela gripe aviária H5N2

A agência de saúde da ONU declarou que "este é o primeiro caso humano confirmado em laboratório de infecção por um vírus da gripe A (H5N2)"


0
Foto: Divulgação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou, nesta quarta-feira, a morte de uma pessoa no México no primeiro caso conhecido de infecção humana pela gripe aviária H5N2, uma variante diferente da detectada nos Estados Unidos.

“Este é o primeiro caso humano confirmado em laboratório de infecção por um vírus da gripe A (H5N2) relatado no mundo, e a primeira infecção pelo vírus aviário H5 registrada em uma pessoa no México”, declarou a agência de saúde da ONU em um comunicado em seu site.

As autoridades mexicanas haviam informado em 23 de maio à OMS sobre um caso confirmado de infecção pela gripe aviária H5N2 em uma pessoa de 59 anos, que havia sido hospitalizada na capital.

O paciente apresentava “múltiplas patologias subjacentes” e, em 17 de abril, desenvolveu febre, problemas respiratórios, diarreia e náuseas, antes de falecer em 24 de abril, disse a OMS.

Em outro comunicado, o governo mexicano afirmou que se tratava de “um homem de 59 anos, com histórico de doença renal crônica, diabetes tipo 2, hipertensão arterial sistêmica de longa data, residente no Estado do México”. A agência da ONU afirmou que a origem da infecção é “atualmente desconhecida” e destacou que a vítima não tinha “histórico de exposição a aves ou outros animais”.

Fonte: Agência Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui