Operação para assentar nova Ponte de Ferro entre Lajeado e Arroio do Meio contará com guindaste capaz de erguer 160 toneladas

Equipamento da Guinchos Sansão é importado e pode alcançar 105 metros de altura


0
Foto: Luis Fernando Wagner

A operação de montagem da estrutura provisória que irá substituir a Ponte de Ferro que foi levada pela enchente do início de maio, na ligação alternativa entre Lajeado e Arroio do Meio pelas Ruas Alberto Pasqualini e Marechal Floriano Peixoto, prossegue em ritmo acelerado. Após a chegada de parte das ferragens da nova passagem, nesta segunda-feira (3), a mobilização concentra-se na montagem das peças e pintura. Na manhã desta terça, a prefeitura de Lajeado realiza trabalho de reforma da pista, para melhorar as condições de trafegabilidade, já que a malha asfáltica também foi destruída pela cheia no trecho, especialmente nas proximidades das cabeceiras da ponte.

Um dos procedimentos mais delicados da operação será o assentamento da estrutura metálica da nova ponte, manobra que será realizada por um guindaste. A tarefa caberá a empresa Guinchos Sansão, que faz parte da equipe de voluntários da iniciativa privada, sob a liderança do empresário Roberto Luchese, da Incorporadora Lyall, o qual idealizou a recomposição da passagem.

Para executar a missão, o proprietário da Guinchos Sansão Maico Hauschild disponibiliza um dos mais modernos caminhões de sua frota. “É um guindaste importado, modelo 160, 2023, da montadora Sany. Esse guindaste é capaz de suportar 160 toneladas, e alcance de 105 metros de altura. Este guindaste vai descer lá na beira do rio Forqueta, para fazer o movimento maior. Ele vai içar uma extremidade da ponte. Nós vamos montando a ponte e puxando ela para cima do rio”, explica Hauschild. Além deste, outros dois guindastes menores também estão envolvidos na operação.

Maico Hauschild (Foto: Luis Fernando Wagner)

De acordo com o empresário, uma operação como esta é orçada em mais de R$ 200 mil, porém, o serviço será realizado gratuitamente pela empresa Gunchos Sansão. Conforme o voluntário, a ideia é assentar a estrutura montada na sexta-feira (7). “A primeira parte da carga inicial foi montada. Vamos carregar o resto até o final do dia, e amanhã receber o resto da estrutura metálica. A ideia é posicionar a ponte no local na sexta-feira, para no sábado (8) realizar o assentamento do piso de madeira”, pondera. A projeção do empresário Roberto Luchese é liberar a passagem pela ponte entre o domingo (9) e a segunda-feira (10). A ponte de aproximadamente 42 toneladas, é orçada em R$ 1,5 milhão, custo que será pago pela Incorporadora Lyall.

Luís Fernando Wagner
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui