Ora-pro-nobis. Rogai por nós


0

Esta planta de nome cientifica (Pereskia oculata) ganhou o apelido popular pelo costume de ser colhida no quintal da igreja e iniciar a ser preparada para o almoço quando o padre começava a reza final da missa da manhã. E em latim quer dizer “rogai por nós”.

Originária do continente americano adapta-se em diversos climas e pertence à família cactácea. Com flores bonitas enfeitam jardins e excelente pasto apícola. De preferência para o plantio de plantas de flores brancas que também são comestíveis.

Usada como cerca viva pelos seus espinhos pontiagudos, pode ser considerada como hortaliça já que serve de alimento e é conhecida como “bife dos pobres” pela sua riqueza de proteínas, mas ainda pouco exploradas comercialmente. As folhas secas moídas são usadas em sopas, omeletes, tortas, refogados e outras receitas disponíveis na internet. Planta bastante estudada pela Universidade de Lavras – Minas Gerais porque lá é muito utilizada pela população, estudou suas propriedades e princípios ativos.

In natura ou misturada ,quando seca,em ração também é um bom alimento para animais, podendo ter até 25% de proteína.

Também é utilizada como planta medicinal (nutra-ceutica) considerada antioxidante, indicadas no tratamento de doenças de origem inflamatória, gastrointestinais e circulatória.

Com alto teor de fibra ajuda no processo digestivo e intestinal favorecendo o fluxo alimentar. Evita as varizes e constipação, prisão de ventre e hemorroidas. Contém alto índice de ferro (3,60 mg) bom para quem tem anemia já ferritina não. Rica em ácido fólico, vitamina C(23mg), boa presença vitamina A (retinol), boa quantidade de cálcio (79mg), aminoácidos lisina e triptofano. Ainda na sua composição entre outros tem 2,00 g de proteína, 32mg de fósforo e 26 kcal. As unidades se referem a cada 100 gramas de folhas.

Para consumir as folhas e seu preparo é simples semelhante ao que fazemos com repolho e couves. A quantidade deve ser sempre maior porque reduz bastante quando cozida. Pode ser consumida crua e pela sua grande quantidade de fibras dá a sensação de saciedade.

Também pode ser feito farinha com as folhas secas/ desidratadas trituradas para enriquecer outras receitas. A princípio não tem contraindicação. São raros casos de alergia e seu índice de toxidade é praticamente nulo.

Seu plantio é feito por estaca com solo com boa adubação com esterco bem curtido. Recomendam-se estacas de 20 centímetros enterradas cerca de 1/3 em latas com boa terra. Quando enraizadas planta-se no local definitivo. Depois de três meses já pode iniciar a colheita.


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui