Orientadores educacionais de escolas de Lajeado participam de formação sobre bullying

Doutora em Ciências da Educação Cleo Fante falou para profissionais da rede municipal


0
Especialista abordou as consequências causadas pelo bullying na infância (Foto: Laura Mallmann/ Prefeitura de Lajeado/ Divulgação)

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Educação, realizou formação com uma palestra sobre bullying, com a doutora em Ciências da Educação Cleo Fante para orientadores educacionais da rede municipal, nesta terça-feira (02), no auditório da Secretaria de Educação (SED). Participaram orientadores educacionais de Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), de Educação Infantil (Emeis) e de Projetos Vida.

A palestra faz parte de uma formação continuada da Secretaria de Educação para os orientadores educacionais. Cleo iniciou a palestra apresentando exemplos, comportamentos comuns, dados e pesquisas sobre o bullying no país e no mundo. Ela ressaltou que entre os dados mais alarmantes estão as consequências causadas a longo prazo nas pessoas que sofrem bullying na infância.

“Conforme as pesquisas, é possível perceber que quem sofre o bullying frequente, entre os sete e 11 anos, pode desenvolver níveis acentuadamente mais altos de inflamação no corpo aos 45 anos. Ainda é possível concluir que o bullying na infância ou adolescência, dependendo da frequência e severidade, pode levar ao déficit cognitivo e a problemas mentais, como a demência”, explicou Cleo.

A palestra também abordou as fases do desenvolvimento das crianças e adolescentes e como é possível identificar o bullying em cada etapa.

Durante a tarde, a palestrante promoveu oficinas lúdicas para o enfrentamento do bullying nas escolas. AI/FM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui