Otan celebra 75 anos em um contexto de crise com a Rússia

Os ministros das Relações Exteriores dos 32 países estão reunidos nesta quinta-feira em Bruxelas para celebrar aliança militar


0
Foto: Divulgação

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) celebra 75 anos nesta quinta-feira (4) em um contexto de tensões crescentes com a Rússia e com dois novos membros: Suécia e Finlândia. Os ministros das Relações Exteriores dos 32 países da Otan estão reunidos nesta quinta-feira em Bruxelas para celebrar aliança militar.

Às vésperas do evento comemorativo, o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, lembrou que a aliança militar foi fundada sob “uma promessa única e solene, que garante que um ataque contra um dos aliados seria considerado um ataque contra todos”. A maior mudança recente para a Otan aconteceu quando a Rússia invadiu a Ucrânia, há dois anos. A aliança militar, que se encontrava em um estado de “morte cerebral”, como declarou o presidente francês, Emmanuel Macron, em 2019, se revitalizou e hoje mantêm o maior número de tropas em seu flanco oriental, principalmente nos países bálticos, Polônia e Romênia.

Além de discursos, os ministros debaterão a continuidade do apoio à Ucrânia e a sucessão de Stoltenberg. O candidato favorito para sucedê-lo é o premiê holandês Mark Rutte, que está deixando o cargo e que tem o apoio de Washington, Londres, Paris e Berlim. As comemorações dos 75 anos da Otan também serão o ponto alto da Cúpula de Washington, em julho.

Fonte: Uol

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui