A dica desta sexta-feira (7) é um filme bastante conhecido, mas vale a pena ver e rever. Trata-se de “Pequena Miss Sunshine” de 2006. Sucesso de público e crítica, o longa foi indicado a quatro Oscars, vencendo em duas indicações: Melhor Roteiro Original para Arndt e Melhor Ator Coadjuvante para Arkin. O filme também venceu o Independent Spirit Award de Melhor Filme além de vários outros prêmios.

Os protagonistas são os membros da família Hoover, moradores do Novo México. Richard (Greg Kinnear) é o pai, um palestrante motivacional que está tentando vender seu programa de auto-ajuda chamado os 9 passos, que promete transformar qualquer pessoa em um vencedor. Sheryl (Toni Collette) é a mãe, mulher que trabalha fora e também exerce as funções domésticas em casa.

Seus filhos são Dawyne (Paul Dano) e Olive (Abigail Breslin). Dawyne resolveu fazer o voto do silencio até conseguir se integrar na escola de pilotos das Forças Armadas: não fala há meses e segue a filosofia de Friedrich Nietzche.

Olive é uma menina de 9 anos que sonha em se tornar miss. Frank (Steve Carrell) é irmão de Sheryl, um professor universitário que se diz maior conhecedor sobre a vida do escritor Marcel Proust e que recentemente tentou o suicídio. Completa o grupo Edwin (Alan Arkin), o pai de Richard. Um senhor que foi expulso do asilo por ser viciado em heroína.

Durante um jantar com toda a família, Olive recebe um telefonema, um convite para participar de um concurso supercompetitivo chamado de Little Miss Sunshine no sul da Califórnia. A viagem é muita cara ser feita de avião. O jeito é ir de carro. Mas Sheryl precisa levar Frank, pois tem medo que ele tente se suicidar de novo. Vovô Edwin quer ir também, pois criou a coreografia que Olive usará no concurso. Mas como o carro de Sheryl é muito pequeno e desconfortável para a viagem, o jeito é usar a velha Kombi amarela de Richard.

O problema é que a única pessoa da família que saber guiar com embreagem e marcha é Richard. Sobra então Dawyne, que por ser adolescente não pode ficar sozinho em casa.
Apostando no gênero filme de estrada (road movie), o longa apresenta com sensibilidade as diferenças dos membros da família. É belo como tudo fica de lado e todos se unem para realizar o sonho de Olive.

Considerado um clássico da comédia, Pequena Miss Sunshine foi uma das grandes boas surpresas cinematográficas por ter sido realizado pelo casal de diretores Jonathan Dayton e Valerie Faris.

Seguem em cartaz no cinema de Lajeado os filmes A Cabana, Os Smurfs e a Vila Perdida, A Bela e a Fera, Fragmentado, O Poderoso Chefinho e A Vigilante do Amanhã. NH/Omelete/Wikipédia

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui