Parceria com sindicatos de Santa Catarina viabiliza doação de tijolos para o Vale do Taquari

Iniciativa do Sinduscom VT pretende colaborar com a reconstrução da região após a enchente de maio


0
Junior Compagnoni (Foto: Gilson Lussani)

O Sinduscom viabilizou uma parceria com o Sindicato das Indústrias de Olaria e de Cerâmica (Sindicer) de Santa Catarina para o encaminhamento de doações de tijolos para a reconstrução do Vale do Taquari após a enchente de maio de 2024. A mobilização resultou em diversas cargas vindas do estado vizinho e que foram destinadas a municípios e entidades. O diretor do Setor de Olarias e Cerâmicas do Sinduscom VT, Junior Compagnoni, concedeu entrevista ao programa Panorama desta segunda-feira (1º) e relatou que há falta de matéria-prima em função de várias cerâmicas da região terem sido atingidas pela cheia.

Das 12 empresas do setor associadas ao Sinduscom VT, oito foram afetadas pela enchente e uma decidiu encerrar as atividades, em Estrela. Desta forma, é fundamental a busca de material de outras regiões. Em paralelo, também existe o objetivo de colaborar com a reconstrução do Vale do Taquari. A solicitação é feita através dos municípios ou de entidades que comprovem a necessidade da utilização dos tijolos para a construção de novas edificações. “Se alguém mais precisa de tijolo, uma entidade que tenha um trabalho que comprove que realmente esse tijolo vai ser destinado às pessoas que precisam, pode entrar em contato com o Sinduscom”, relatou Compagnoni.

Primeiras cargas chegaram em junho e foram destinadas a Marques de Souza (Foto: divulgação)

As primeiras cinco cargas chegaram no mês de junho e foram destinadas ao município de Marques de Souza. A doação foi obtida através de uma empresa de Morro da Fumaça, Santa Catarina. A Associação Comercial e Industrial de Marques de Souza (Acimas) está fazendo a triagem do material junto com uma comissão do município. A intenção agora é conseguir pedreiros e outros materiais para a construção das moradias.

Outras seis cargas estão sendo destinadas à Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Slan), que foi atingida por três enchentes nos últimos meses. A entidade pretende sair da atual sede e cerca de 60 mil tijolos já foram direcionados para serem utilizadas na construção do novo espaço. Compagnoni informou que outras cidades entraram em contato e poderão ser beneficiadas com doação de tijolos nas próximas semanas: Cruzeiro do Sul, Canudos do Vale, Arroio do Meio e Roca Sales.

Texto: Gilson Lussani
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui