Parlamento Europeu aprova nova lei sobre liberdade de imprensa

Legislação inédita cria mecanismos de proteção a jornalistas, salvaguardas legais para garantir independência editorial e visa eliminar interferência política


0
Foto: Pixabay

A liberdade de imprensa na União Europeia (UE) saiu fortalecida nesta quarta-feira (13/03) com a aprovação de uma lei inédita pelo Parlamento Europeu, que visa garantir a independência de jornalistas e dos meios de comunicação no continente.

A chamada Lei Europeia de Liberdade de Imprensa visa proteger os profissionais de mídia de pressões políticas e da espionagem cibernética, além de criar salvaguardas legais para garantir a independência editorial e a proteção das fontes jornalísticas. O projeto de lei surgiu em reação a preocupações com a liberdade de imprensa em países como a Hungria e a Polônia, e com o uso de softwares de espionagem contra jornalistas.

Autoridades governamentais serão proibidas de pressionar jornalistas e editores a revelar as suas fontes, seja através da detenção dos profissionais de imprensa, de sanções, de buscas em escritórios ou da instalação de softwares de espionagem em seus equipamentos eletrônicos.

Fonte: DW

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui