Parque do Turvo e Vale do Taquari se unem para divulgar turismo

“O Vale do Taquari está preparado para ser desenvolvido e ser mostrado para o mundo a cada semana”, destaca Luiz Moreira, do Grupo Macuco Safari


2
Foto: Tiago Silva

Formas de desenvolver e aproveitar todo o potencial do turismo regional foram pautas no programa Redação no Ar desta sexta-feira (12), que recebeu o gerente operacional da Imitur Viagens e Turismo, Jairo Luciano Gärtner, e o gerente comercial do Grupo Macuco Safari, Luiz Moreira. Na entrevista, eles destacaram o Parque Estadual do Turvo, que tem o Salto do Yucumã e uma série de outros atrativos na cidade de Derrubadas, no Norte do RS.

“Nós temos que nos basear, sim, no crescimento de Gramado e Canela. É uma referência. Não adianta você querer fugir. É uma referência muito grande no turismo no Brasil, para os investidores, para quem quer investir”, Moreira entende.

“Falando de beleza natural, o Vale do Taquari tem mais do que Gramado e Canela. Gramado e Canela têm beleza natural, mas 80% é fabricado. São museus, alguns parques temáticos. Pizzaria temática, restaurante temático”, avalia, sobre trabalhar as potencialidades e diversificar os atrativos para fazer o turista permanecer nas cidades e movimentar a economia local.

“O Vale do Taquari é muito bem divulgado pela Amturvales como Vale do Taquari. Então, eu acho que agora tem que fazer no Vale do Taquari o percurso ao contrário: vender a cidade de Lajeado, a cidade de Teutônia e ‘venham descobrir o Vale do Taquari, porque o Vale do Taquari é muito grande’”, destaca, a respeito de uma narrativa a ser construída.

“Se você oferece ‘venha conhecer o Vale do Taquari’, qual cidade? Para onde eu vou? O que eu vou fazer? Então, acho que cada prefeito, cada município tem que vender o seu peixe. Não deixar de usar ‘Vale do Taquari’, porque não tem como não usar, mas valorizar o seu município. O turista vem até o seu município e do seu município, descobrir o Vale do Taquari”, argumenta o gerente comercial.

Para ele, “o Vale do Taquari está preparado para ser desenvolvido e ser mostrado para o mundo a cada semana”.

Jairo Gärtner, da Imitur Viagens e Turismo, reconhece que “nós despontamos para o turismo no momento em que o Cristo abriu os braços para o Vale”. De acordo com ele, o turismo é trabalhado há anos por lideranças empresariais e entusiastas do setor, “mas até então não tínhamos uma âncora para trazer o turista para cá”.

Para ele, “se as prefeituras venderem o seu peixe, a sua cidade, facilita” para o desenvolvimento da atividade a nível de região. “O nosso Vale está muito bonito, e a cada dia que você vê, tem um empreendimento novo na região”, destaca ele.

Saiba mais

O Parque Estadual do Turvo, área que fica no município de Derrubadas, no Noroeste do RS, é a maior área florestal preservada do estado. Tem cerca de 17 mil hectares de mata nativa.
Faz fronteira com a Argentina e também está posicionado na divisa com Santa Catarina. Fica na porção sul de um corredor ecológico que passa pela Floresta de Misiones, no nordeste da Argentina, e vai até o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná.

Entre os diferenciais estão as trilhas das Lagoas e das Onças, e o Salto do Yucumã.

O salto do Yucumã é um atrativo com 1.800 metros de extensão e quedas d’água com até 12 metros de altura seguindo o curso do Rio Uruguai na divisa entre o Brasil e a Argentina. Foi formado devido a uma falha geológica que varia de 90 a 120 metros de profundidade. É uma das maiores quedas longitudinais do mundo.

2 Comentários

  1. É muito estranho ver palavras deste tipo vindo de um cidadão de responsabilidade com o que faz e fala, pois basta qualquer leigo ler um pouquinho e verá facilmente inúmeras atrativos naturais que atraem público para a serra, Gramado e Canela, só ficando no primordes deles, Nova Petrópolis, sozinha tem mais que o vale todo, aqui tem alguns morros tem o morro gaúcho em Arroio do Meio, lá tem dezenas de lugares com vistas diferenciadas também por cidade, O caminho entre Serra grande em Gramado e Três Coroas dá acesso a mais de 60 quedas de água, ia estrada acho que não tem 40km, e por ela chega a tudo isto de cachoeiras, um cidadão culto pra falar o que falou tem que estar mal intencionado nas declarações, ou subestima os leitores de uma forma impressionante ou quem transpos para o papel o que ele falou foi de extrema infelicidade sendo educado falando.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui