Passarela flutuante é aberta na travessia entre Lajeado e Arroio do Meio

Estrutura montada pelo Exército na ERS-130 deve ficar à disposição dos pedestres durante 24 horas por dia


0
Foto: Luís Fernando Wagner

Foi aberta na manhã desta quarta-feira (15) a passarela flutuante montada pelo Exército Brasileiro na ligação entre Lajeado e Arroio do Meio pela ERS-130. A medida é mais uma alternativa de travessia, que já conta com a opção de cruzar o Arroio Forqueta por embarcações, após a ponte da rodovia ter sido levada pela enchente do início de maio. De acordo com o coronel Diego Agostini, a ponte, do modelo ”passadeira” tem cerca de 80 metros de comprimento e tem capacidade para suportar a passagem de até 30 pessoas por minuto. Conforme o oficial do Exército, a ideia é manter a passagem aberta permanentemente, durante 24 horas por dia. “Nossa intenção é atender a população, e deixar uma guarnição por aqui 24 horas por dia. Este é o primeiro dia. Vamos avaliar como vai ficar o fluxo durante a madrugada”, argumenta.

Agostini recomenda que os pedestres observem as recomendações do Exército. “Nossa recomendação é seguir as orientações do nosso pessoal, especialmente o uso do colete durante a travessia, porque é uma estrutura que tem um grau de risco e isso exige que mantenhamos os níveis de segurança”.

As embarcações militares devem continuar a disposição das pessoas que quiserem realizar a travessia entre os dois municípios. “Creio que com esse estrutura, não seja viável manter os botes, mas eles vão ficar aqui disponíveis. Caso haja um fluxo maior, poderemos usar nossos botes”, frisa o coronel.

Para chegar na passarela flutuante, foi aberto um caminho alternativo ao acesso para os botes. A entrada fica à esquerda da ERS-130, no sentido Lajeado/Arroio do Meio. Todo o percurso é acompanhado por militares do Exército, e todos os pedestres precisam vestir um colete salva-vidas para atravessar o Forqueta. A travessia obedece o fluxo intermitente, ou seja, enquanto pessoas de um lado do arroio atravessam pela passarela, as outras, do lado oposto, precisam aguardar. As pessoas pode atravessar portando bagagem de mão e até bicicletas, desde que empurrando.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui