Patrimônio Histórico de Lajeado passa por revisão e poderá ser ampliado

Projeto foi apresentado e discutido em audiência pública nesta quarta-feira, entre representantes da prefeitura e Univates


0
Foto: Luís Fernando Wagner

Audiência pública na manhã desta quarta-feira (13) em Lajeado reuniu a Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) para apresentar e discutir o novo inventário do Patrimônio Histórico de Lajeado. O trabalho, encomendado pela prefeitura, está sendo elaborado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates. O evento ocorreu no Laboratório de Inovação Governamental e Social de Lajeado, o Labilá.

De acordo com o professor da Univates e responsável pelo projeto, Augusto Alves, o objetivo da audiência foi apresentar os principais critérios de seleção dos bens a serem incluídos no inventário e as etapas de desenvolvimento do estudo, bem como esclarecer eventuais dúvidas. “O objetivo é atualizar o inventário. O original é lá de 1992 e precisa de atualização, porque muitos imóveis já se perderam ou seu estado de conservação mudou. Também vamos analisar a possibilidade de inclusão de outros bens para além destes que já existem”, explica.

Foto: Luís Fernando Wagner

O titular da Secel Carlos Reckziegel adianta que o acervo inventariado será aproveitados em diversas frentes, inclusive nas escolas. “O acervo mostra todos os nosso prédios históricos, não só casas, mas também praças, igrejas, monumentos entre outros, com levantamento fotográfico e informações históricas sobre os espaços. Depois, vamos utilizar este material para educação patrimonial nas escolas. Também pode servir como base de informações técnicas nos setores de Planejamento e Turismo”, argumenta o secretário.

Não há um número fechado de imóveis constantes no inventário de Lajeado. Alguns dos prédios inventariados são a Casa de Cultura (prédio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan ) e a casa das Irmãs Jeger, no Centro. O professor Augusto Alves cita alguns exemplos de prédios que deve passar a constar no inventário municipal. “Nossa Igreja Matriz, igrejas no Bairro Conventos, são exemplos de prédios que não estão no inventário mas que são muitos representativos”.

O processo de elaboração do novo Patrimônio Histórico de Lajeado deve ser concluído entre julho e agosto deste ano. A administração municipal de Lajeado investiu cerca de R$ 150 mil no projeto.

Texto: Luís Fernando Wagner
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui