Patrulha Maria da Penha no Rio Grande do Sul


0
Foto: Reprodução

A Justiça também conta com o trabalho diário da polícia para assegurar o cumprimento das medidas. O Rio Grande do Sul é pioneiro na implementação da Patrulha Maria da Penha. Criada em 2012 pela Brigada Militar, está presente em 27 municípios.

Em Porto Alegre, são seis postos de atendimento. Cada uma das seis equipes de patrulha conta com um homem e uma mulher. Os profissionais recebem treinamento para aprender a lidar com a complexidade das situações de violência doméstica.

Quando o juíz concede medida protetiva a uma mulher, a patrulha faz rondas na casa da vítima, para que o agressor se mantenha longe. São pelo menos três visitas.
“O serviço é eficiente, os profissionais defendem a causa, mas o ideal seria que fosse ampliado”, sustenta a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, capitã Clarisse Heck.

É que a demanda é grande. Somente em 2016, 15 mil mulheres gaúchas foram atendidas, de acordo com a BM. Por isso, o atendimento feito pela patrulha segue uma lista de prioridades, montada de acordo com a gravidade dos casos.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui