Pedra que bloqueia parcialmente trânsito na ERS-433 não pode ser retirada por escavadeiras, segundo o prefeito de Relvado

De acordo com Carlos Luiz Fraporti, a detonação ofereceria riscos ainda maiores às condições da via que conecta o município a Encantado


0
Foto: Divulgação

A ERS-433, que liga Relvado a Encantado, permanece parcialmente bloqueada por uma pedra que não pôde ser retirada por escavadeiras. A região registrou 36 deslizamentos em um trecho de 9km, por conta das chuvas de maio. Parte da via foi desobstruída para permitir a passagem de pelo menos um veículo.

“Estamos com duas escavadeiras e não tem quem mexe. A preocupação é: como nós vamos detonar uma pedra dessa e daqui a pouco destrói o resto da via? É coisa complicada”, desabafa o prefeito de Relvado, Carlos Luiz Fraporti.

O Daer afirmou que conseguirá uma empresa para liberar completamente a estrada, mas os trabalhos ainda não iniciaram.

O município de Relvado foi mais um dos atingidos pela cheia histórica no Vale do Taquari. A estimativa do prefeito é de que 60% da região central tenha sido afetada pela elevação das águas do Arroio Jacaré.

De acordo com Fraporti, a nascente do arroio é na divisa com Putinga e ele tinha cerca de 5 metros de largura. “Passava sem molhar os pés”, afirma. Hoje o leito chega aos 30 metros e alcançou estradas laterais, o que preocupa a administração em relação aos valores que serão necessários para recuperar a região.

Texto: Eduarda Lima
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui