Peru avalia fechamento temporário de Machu Picchu após quatro dias de protestos

No fim de semana, mais de 1.200 turistas que ficaram presos nos protestos foram evacuados de trem, alguns dos quais não conseguiram entrar no complexo pré-hispânico


0

O Peru anunciou nesta segunda-feira (30) que avalia suspender temporariamente as visitas a Machu Picchu, depois de quatro dias de protestos de moradores locais contra a “privatização” da venda de bilhetes para acessar o local, um considerado Patrimônio Mundial. Segundo a ministra da Cultura, Leslie Urteaga, os líderes da mobilização propuseram o encerramento por razões de segurança, dada a falta de diálogo para levantar a medida que inclui o encerramento de empresas, marchas e bloqueios na ferrovia.

No fim de semana, mais de 1.200 turistas locais e estrangeiros que ficaram presos nos protestos foram evacuados de trem, alguns dos quais não conseguiram entrar no complexo pré-hispânico. A polícia organizou e guardou a saída, após os bloqueios nas estradas.

O serviço de trem, principal meio de transporte no local, está suspenso desde sexta-feira (26). O ministro da Cultura acrescentou que o governo só falará se for levantada a “greve” que deixa prejuízos diários de um milhão de soles (cerca de R$ 1,31 milhão). O protesto foi organizado por grupos do bairro Machu Picchu Pueblo, no departamento de Cusco, em repúdio à decisão do Ministério da Cultura de contratar um intermediário privado para gerir a venda online dos rendimentos.

Fonte: O Globo


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui