Pescando na Semana Santa


0

 

A tradição manda comer peixe na semana santa, ou melhor, nas sextas feiras da quaresma. Mas isto se transformou em verdadeiras festas para comer peixe. Restaurantes colocam a disposição dos consumidores pratos elaborados por “chef”. Nos meios de comunicação receitas das mais diversas sobre peixe. Encartes especializados, revistas e televisão ensinando a preparar pratos requintados.

Não era para ser bem assim, mas tudo isto incentivou o consumo de peixe. Quem se dedica a piscicultura este período do ano é a safra.

Conversando com o zootecnista João Sampaio responsável pela área de piscicultura da EMATER me passou algumas informações referentes à comercialização de peixes na semana santa.

No estado 484 municípios terão comercialização de peixes e a estimativa que sejam comercializadas perto de 4.346 toneladas, representando 3,5% de aumento em relação ao ano passado. Serão realizadas 390 feiras e 7208 pontos de venda.

Na regional da EMATER de Lajeado (55 municípios), 41 terão feiras, 87 dias de feiras, 190 pontos de venda na propriedade- taipa, 13 pesque-pague, 75 pontos na casa do pescador, 11 na beira de rio, 4 vendedores ambulantes, e outros totalizando 349 locais. Isto mostra a diversidade e o crescimento da comercialização.

Na região predomina a venda de carpas (capim. Húngara e prateada), tilápia, mas poderão ser encontrados ainda: Catfish, Surubim, Jundiá, Grumatã, Bagre, Piava, Traira e Viola.
A forma que será vendida predomina a venda de peixe vivo, mas em alguns locais poderá ser feita a eviscerarão e filés.

Quanto a preço há variações conforme o local, mas a média de todos fica em R$9,54 cerca de um real a mais do que a safra passada. Nota-se que o crescimento do consumo não só na semana santa, mas durante todo o ano. E isto é muito bom para os piscicultores. Inclui também a procura de alimentos mais saudáveis e os preços elevados da carne de gado.

Algumas feiras próximas daqui:

Lajeado: Dias 11 a 14 das 8 às 18 horas Junto ao pavilhão da Feira do Produtor. Promoção EMATER e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Agricultura.

Fazenda Vilanova: Dias 11 e 13 das 07h30min ás 17 horas embaixo da elevada. Promoção EMATER e Secretaria Agricultura e Meio Ambiente.

Colinas: Dia 13 das 08h00min ás 12h00min horas na Praça dos Pássaros. Promoção EMATER e Prefeitura.

Roca Sales: Dia 13 das 09h00min ás 17h00min na Rua Teobaldo Zarth. Promoção EMATER, Associação Roca-Salense de Piscicultores e União Roca-Salense de Clubes de Mães.

Arroio do Meio: Dias 15 e 16 das 09h00min e 18h00min na Quadra coberta nos fundos da Secretaria Municipal de Educação. Promoção dos Piscicultores, Secretaria Municipal Agricultura e EMATER.


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui