Pesquisa coloca Lajeado entre os melhores locais para se viver após os 60 anos

Município ficou na 7ª colocação entre as cidades com população entre 50 e 100 mil habitantes.


0

Lajeado é o sétimo melhor município no ranking agregado de cidades pequenas do Brasil para os idosos viverem. Esta foi a colocação que o município de quase 78 mil habitantes atingiu em recente pesquisa do Instituto de Longevidade, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Considerado predominantemente urbano, Lajeado se destaca nos aspectos de cultura e engajamento, além de distribuição de renda. Como ponto fraco estão o número de suicídios, a violência, a mortalidade no trânsito e os serviços de esgoto que alcançam uma parcela menor da população (Veja a tabela).

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) realiza uma série de atividades com a população acima dos 60 anos. Conforme a coordenadora do serviço, Luciane Machado, os bons indicadores são resultados de um trabalho que vem sido desenvolvido há bastante tempo no município.

“Todo o trabalho que é feito com os idosos sempre presa por fortalecer os vínculos, trabalhar a prevenção de doenças, o bem-estar, a questão da saúde, ou seja, qualidade de vida para os idosos”, relata Luciane.

O Cras de Lajeado atende regularmente 80 idosos e cerca de 300 em ações coletivas e não continuadas. O público atendido está inscrito no Cadastro Único e possuem uma renda de até três salários-mínimos.

Coordenadora do Cras destaca que o objetivo do serviço é prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais. (Foto: Nícolas Horn)

Luciane destaca as principais atividades que são desenvolvidas. “O nosso trabalho dentro do Cras, ele busca estimular que eles seja protagonistas e que possam ser independentes. Que tenham autonomia, que se engajem em ações como oficina de dança, oficina de música, inclusão social. Tudo isso para que tenham um envelhecimento com qualidade”, comenta.A pesquisa ainda colocou Lajeado no 12º lugar para idade entre 60-75 anos e na 11º posição para mais de 75 anos. Na região do Vale do Taquari e Rio Pardo, Venâncio Aires foi mencionada na 72º colocação em valor agregado.

O estudo considerou 498 cidades brasileiras organizadas em dois grupos: as Grandes, representadas pelas 150 cidades de maior população e as Pequenas, representadas pelas cidades com menos de 100 mil e pelo menos 50 mil habitantes, o que permitiu identificar 348 cidades. A pesquisa completa pode ser conferida clicando aqui. Os indicadores de Lajeado podem ser visualizados clicando aqui. NH

 Ouça a entrevista

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui