Pico no número de casos da dengue deve ocorrer em abril

No Vale do Taquari, os casos confirmados diminuíram três vezes em relação ao ano passado, de acordo com Valeska Lizzi Lagranha, especialista em Saúde


0
Foto: Rodrigo Méxas e Raquel Portugal/ Acervo Fiocruz Imagens

Em comparação ao ano passado, o Rio Grande do Sul registrou aumento expressivo no número de casos da dengue. Até o momento, o Governo do Estado confirmou mais de 31 mil casos, dado que no passado ficou em torno de 6 mil, expressando um aumento de mais de cinco vezes.

Nesta segunda-feira (25), o programa Redação no Ar recebeu a especialista em Saúde do Programa de Arboviroses do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), Valeska Lizzi Lagranha, que falou sobre a situação da doença no estado. De acordo com ela, a previsão é de que os casos de dengue aumentem entre os dias 16 e 20 de abril, período da semana epidemiológica 16. “Como historicamente esse pico sempre aconteceu em torno dessa semana epidemiológica, não só no Rio Grande do Sul, como nos outros estados, a gente ainda vai ter esse pico na semana 16”, explicou.

No Vale do Taquari, apesar do aumento de 128% no número de casos em apenas duas semanas, os dados neste ano são mais positivos em relação a 2023. Conforme Valeska, a diminuição foi de três vezes em relação ao ano passado, o que acontece por conta da grande maioria da população já estar sensibilizada.

Ainda de acordo com a especialista, a dengue é uma doença multifatorial, o que exige mais de uma iniciativa para que a contaminação seja interrompida. “Nós temos que fazer todas as ações recomendadas para que a gente possa ter um bom enfrentamento.” Entre as atividades estão o combate aos focos do mosquito e a utilização de repelentes.

Texto: Eduarda Lima
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui