Plano de retomada econômica para municípios afetados pelas enchentes no Vale do Taquari entra em nova fase

Sebrae apresenta diagnóstico de repasses financeiros de municípios atingidos


0
Foto: Divulgação

Na última terça-feira (12), o Sebrae RS promoveu uma reunião com os oito municípios participantes do Plano de Retomada Econômica na região dos Vales: Muçum, Encantado, Roca Sales, Arroio do Meio, Lajeado, Cruzeiro do Sul, Estrela e Colinas. Na ocasião, foi entregue aos participantes, um diagnóstico detalhado dos repasses financeiros aos municípios, fornecendo um panorama abrangente das fontes de auxílio disponíveis.

O diagnóstico apresentado incluiu um relatório oficial dos danos registrados nos órgãos estaduais e federais, além de informações sobre repasses federais direto aos municípios e cidadãos, financiamentos externos e uma lista de contatos para acesso a esses recursos.

Essas informações constituem a base para que os municípios possam revisar os recursos já acessados e identificar oportunidades de acesso a recursos ainda disponíveis.

Esta etapa marca um avanço significativo do plano de retomada econômica, que já está em vigor desde o início deste ano e visa impulsionar a recuperação econômica e o desenvolvimento sustentável da região diante das adversidades enfrentadas.

Segundo Alexandre Schmitt, Analista Territorial do Sebrae RS, o relatório busca fornecer um panorama atualizado dos municípios, utilizando informações de vários ministérios. Seu objetivo é permitir que cada cidade avalie os esforços realizados e em andamento para sua recuperação econômica, além de incentivar novas ações. Entre os Ministérios consultados, está o da Integração e Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Defesa, Cidade, Saúde e Transporte. Um desafio comum identificado entre os municípios é a falta de estrutura física e de pessoal para lidar com projetos de captação de recursos. O relatório visa concentrar os esforços disponíveis para melhor aproveitar essa estrutura. AI/JG

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui