Prefeito de Encantado cumpre agenda em Brasília

Administração municipal busca apoio federal para tirar do papel diversos projetos, com destaque para saúde e educação


0
Audiência na Defesa Civil Nacional

O prefeito de Encantado, Jonas Calvi, cumpre agenda em Brasília desde a última segunda-feira (5). Ele esteve em visita a diversos gabinetes e departamentos na busca de recursos que viabilizem a execução de uma série de ações e demandas. Parte delas buscam melhorar a infraestrutura de atendimento em áreas e essenciais e outras buscam atender necessidades surgidas em virtude das enchentes de setembro e novembro de 2023.

Na quarta-feira (6), Calvi esteve no Ministério da Saúde pleiteando a implantação de mais uma Unidade Básica de Saúde no município; a reforma do Posto de Saúde Central e no Bairro Jacarezinho; projeto para nova sede ao Centro de Atendimento Psicossocial (Caps); uma nova Unidade de Odontologia e ampliação do quadro de agentes comunitárias de saúde.

Na Defesa Civil Nacional, o prefeito tratou a respeito de obras de recuperação no Bairro Porto XV; projeto habitacional em área de terras da União; reconstrução de pontes e pinguelas e soluções para os entulhos depositados no Parque João Batista Marchese.

No Fundo Nacional de Educação (FNDE)

Jonas apresentou o projeto do Jardim do Acolhimento, no Ministério da Cultura.

Já Fundo Nacional de Educação, esteve em pauta a renovação de toda a frota escolar do município; a ampliação das escolas Emei Lajeadinho, Emei Pequeno Príncipe e construção de uma nova Emei no Bairro Jardim da Fonte. Ele esteve também no Palácio do Planalto, onde foi atendido pelo Secretário de Comunicação Institucional, Maneco Hassen, junto a outros prefeitos ligados a Associação dos Municípios do Alto Taquari (Amat).

Ainda na quarta-feira, o prefeito participou da Comissão Externa dos Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, na Câmara dos Deputados.

O prefeito apresentou os projetos desenvolvidos para superar os impactos das enchentes e pontuou demandas que o município ainda possui. “Os desafios ainda são enormes em Encantado e municípios vizinhos. Estamos com projetos de habitação em andamento e precisamos de sistemas de monitoramento para que através dos alertas sejamos mais assertivos nas decisões. Pedimos mais celeridade e flexibilidade no envio de recursos aos municípios”, pediu na oportunidade.

Na Comissão Externa dos Danos Causados pelas Enchentes no RS, na Câmara dos Deputados

Antes disso, na terça-feira (6), no Congresso Nacional, o prefeito havia visitado gabinetes legislativos de deputados federais e senadores que possuem vínculos com Encantado. De acordo com ele, foram visitados políticos de diferentes partidos, em busca de recursos que financiem a resolução de projetos. “Visitamos vários gabinetes, independentemente de partido. Quando somos prefeitos defendemos interesses plurais, de toda a comunidade. Entre os recursos solicitados, grande parte são para áreas essenciais, como saúde e educação. Tratamos também sobre um bom suporte para a agricultura.”

O prefeito esteve acompanhado do assessor jurídico, Emanuel Radaelli. O retorno está previsto para a madrugada desta sexta-feira (9). AI/JG

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui