Prefeito de Santa Clara vai apresentar três possibilidades de novos acessos ao município para o vice-governador na quinta-feira

A ideia é que o Governo do Estado custeie e execute os projetos no médio e longo prazo


0
Foto: Tiago Silva

O prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Kohlrausch, tem uma reunião com o vice-governador do Estado, Gabriel Souza, na quinta-feira (14). Na oportunidade, o gestor municipal vai apresentar três ideias de construção de novos acessos à cidade. A ideia é que o Governo do Estado custeie e execute os projetos no médio e longo prazo.

Conforme o prefeito, são ideias iniciais, que já foram pinceladas no ano passado com o secretário de Logística e Transportes do RS, Juvir Costella. “Nós estamos nos consolidando como um ponto turismo aqui no Vale do Taquari, e é lógico que precisamos de acessos de qualidade”, defende.

Para ele, o município precisa de uma alternativa à ERS-413, que teve o trecho de Lajeado municipalizado como Rua Carlos Spohr Filho. Esse fato é alvo de críticas em Santa Clara. “É responsabilidade do Estado garantir um acesso de qualidade da ERS até o município. Eu não pedi para municipalizarem a 413. Não foi uma solicitação nossa, e o problema foi criado. Já era mais tranquilo”, recorda. “Nós precisamos de uma alternativa. Nós não queremos uma ligação com Lajeado; queremos uma ligação com a malha viária do município”, Kohlrausch explica.

“A ideia não é que o município faça, até porque uma das possibilidades passa por Cruzeiro do Sul”, reforça o prefeito, antes de descrever as três opções que serão apresentadas ao vice-governador.

A primeira delas é fazer uma pavimentação no que se chama de acesso ao Canarinho de São Bento. “É uma estrada existente, consolidada. Teria que ter um processo de pavimentação, alargar, fazer o trabalho de base. Já existe a estrada”, afirma Kohlrausch. Segundo ele, teria que fazer um redirecionamento de cerca de 500 metros no traçado, de aproximadamente 8km no total.

A segunda possibilidade é ampliar uma via existente, entre o Parque de Eventos do Bairro Floresta, em Lajeado, até Santa Clara. Para isso seria necessário fazer a pavimentação e um acesso por aquela via até Santa Clara. “Isso em linha reta dá 5 km e, no que pertence a Santa Clara, teria que abrir um espaço em torno de 1,5 a 2km”, conta o prefeito.

E a terceira opção seria abrir uma via totalmente nova entre a estrada do Canarinho e as proximidades do Parque de Eventos, chegando até Santa Clara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui