Prefeito de Venâncio Aires relata “esquema de guerra” para acessar região serrana do município

Cerca de 21 famílias estão isoladas e recebem mantimentos por vias alternativas


0
RSC-287, na localidade de Vila Mariante, colapsou em quatro pontos (Foto: Prefeitura de Lajeado / Divulgação)

A força das águas afetou em torno de sete pontes em Venâncio Aires, algumas completamente arrancadas e outras com danos nas cabeceiras. Dezenas de casas na região serrana do município, divisa com Sinimbu, Sério e Boqueirão do Leão estão inacessíveis. Vias alternativas por meio de matos e arroios tem sido percorridas por membros da prefeitura, para garantir mantimentos às comunidades isoladas.

De acordo com o prefeito Jarbas da Rosa, em torno de 21 famílias permanecem ilhadas. Empresas foram contratadas para atuar na liberação das estradas, mas locais que registraram deslizamentos ainda não se tem acesso. “É algo surreal, esquema de guerra pra que a gente possa atingir a região serrana do munícipio”, relata.

Em sua maior cheia, o arroio castelhano tomou 4.500 residências. A comunidade de Vila Mariante foi evacuada por cerca de 4.800 pessoas e segue inacessível, já que a RSC-287 colapsou em quatro pontos. No perímetro urbano do município, 8 bairros foram alcançados pela água.

Ainda segundo Rosa, o momento é de união entre os representantes do Vale. “Os municípios não têm limite, hoje não existe mais prefeito de Venâncio, prefeito de Lajeado. Hoje é um grupo de prefeitos trabalhando em prol do Vale do Taquari.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui