Prefeitura de Lajeado abre novo poço artesiano para diminuir episódios de falta de água no Bairro Conventos, em Lajeado

Estrutura deve começar a operar dentro de um mês com possibilidade de entregar 30 mil litros de água por hora


0
Foto: Luís Fernando Wagner

Episódios de falta de água voltam a preocupar os moradores do Bairro Conventos, em Lajeado, nesta temporada. O problema antigo, que se intensifica no verão, quando o consumo costuma aumentar, já forçou a prefeitura a tomar medidas para resolver o transtorno, com a ampliação dos reservatórios e do sistema de distribuição de água ao longo dos anos. Porém, em função da explosão demográfica do bairro, as medidas rapidamente acabam se tornando obsoletas.

Recentemente, a comunidade local uniu-se em um grupo de WhatsApp para se organizar no sentido de cobrar soluções da administração municipal, já que a distribuição de água na maior parte da região está sob responsabilidade da prefeitura.

Fabiano Bergmann (Foto: Luís Fernando Wagner)

“Sempre foi uma grande corrida resolver o abastecimento de água em Conventos. É um bairro que cresce muito. Procuramos estar sempre à frente. O que acontece é que muitas vezes, especialmente nos fins de semana e feriados, o comando de distribuição entra em pane, ou ocorre um rompimento de rede, e a partir dai, encontramos dificuldades em atender as partes mais altas do bairro”, explica o secretário de Obras e Serviços Públicos, Fabiano Bergmann.

O secretário adianta que a abertura de um novo poço artesiano deve, se não acabar, pelo menos diminuir as ocorrências de desabastecimento em Conventos. “Montamos uma licitação que foi vencida por uma empresa de Santa Catarina para a perfuração de um novo poço. A perfuração já foi feita, e na semana que vem deverá ser feito o teste de vazão. Acredito que quanto mais litros conseguirmos tirar, mais rápido solucionaremos o problema”, argumenta Bergmann.

As áreas mais afetadas por episódios de desabastecimento no bairro são nos loteamentos Portal dos Conventos e Germânia, além das ruas Rodolfo Bischoff e Ângelo Pulita.

O novo poço

O novo poço artesiano foi perfurado ao lado dos reservatórios de água localizados na Rua José Franz. A profundidade da estrutura é de 186 metros, com possibilidade de vazão de 30 mil litros de água por hora. A prefeitura investiu R$ 52 mil no novo poço, que deve estar em funcionamento dentro de 30 dias.

Atualmente, a rede de abastecimento do Bairro Conventos, que possui mais de dez mil habitantes, conta com sete poços artesianos e 28 reservatórios de 25 mil litros cada um.

Texto: Luís Fernando Wagner
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui