Prefeitura de Lajeado e Agência dos EUA realizam treinamento para situações de emergência

Haverá curso online para entidades da região, pelo qual as pessoas serão capacitadas com os primeiros treinamentos


0
Foto: divulgação

Uma reunião na manhã desta terça-feira (30), no gabinete da Prefeitura de Lajeado, confirmou o início dos trabalhos em parceria com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID, sigla em inglês), que auxiliará o município e região no aperfeiçoamento dos protocolos de resposta a desastres naturais.

A agência é um órgão do governo dos Estados Unidos que atua com esforços humanitários e de desenvolvimento internacional para salvar vidas, reduzir a pobreza, reforçar os governos democráticos e ajudar as pessoas a progredir para além da assistência. É encarregada de distribuir a maior parte da ajuda externa, seguindo as diretrizes do Departamento de Estado americano.

Na conversa, realizada de forma online, com o consultor de assistência técnica da agência, o tenente-coronel veterano do Corpo de Bombeiros Militar de Brasília, Paulo José Barbosa de Souza, ficou definido que haverá um curso online para entidades da região, pelo qual as pessoas serão capacitadas com os primeiros treinamentos do chamado “Sistema de Comando de Incidentes”.

Segundo o CBM, esta sistema é uma ferramenta usada para atuar no controle de desastres. Há uma parte voltada à gestão e outra às operações. O sistema ajuda a dimensionar o que é necessário para agir em situações de desastre, qualificando e otimizando o atendimento da população.

O tenente-coronel esteve em Lajeado após a cheia histórica de setembro de 2023 e organizou reuniões com as secretarias municipais em dezembro para fazer um diagnóstico da situação local e das necessidades de treinamento.

A prefeita em exercício, Gláucia Schumacher, disse que “a nossa ideia é capacitar nossa cidade, nossas equipes e nossas entidades para que saibamos o que é necessário fazer e como devemos atuar quando enfrentarmos novas situações críticas. Precisamos estar preparados, e esta capacitação é apenas o começo deste trabalho. Vamos também ampliar o treinamento para outros municípios para que todos possamos estar organizados para agir em momentos de crise”.

O primeiro curso online, que é oferecido em um plataforma digital da USAID e gratuito, será oferecido para 200 pessoas que integram entidades do município e atuam em parceira com a administração em situações de emergência: secretarias municipais, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Ministério Público, Univates, imprensa, Samu e Unimed, Alsepro, voluntários do apoio aquático, as Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa Civil (Crepdec) e a Associação Gaúcha de Resgate, Salvamento e Combate a Incêndio Voluntário (Asgresci).

Além destas entidades, também foram convidadas as Defesas Civis integrantes da microrregião local: além de Lajeado, também Guaporé, Estrela, Venâncio Aires, Arroio do Meio, Roca Sales, Passo do Sobrado e Encantado.

O curso deve iniciar no mês de fevereiro, e os integrantes da turma de 200 pessoas já foram definidos. Após este grupo, será aberta uma nova turma, onde serão convidados representantes dos municípios integrantes da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (AMVAT) e da Associação dos Municípios do Alto Taquari (Amat).

Além deste treinamento, a USAID conduzirá reuniões virtuais e presenciais com um Comitê local, que ficará responsável pela condução dos trabalhos na região. O Comitê local está formado pela prefeita em exercício, Gláucia Schumacher, pelo secretário da Segurança Pública de Lajeado, Paulo Locatelli, pelo coordenador de Relações Comunitárias e Institucionais do município, Gunther Meyer, e pelos representantes da USAID, a psicóloga especialista em desastres Melissa Couto e o Coronel Romeu Rodrigues da Cruz Neto. AI/JG

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui