Prefeitura de Lajeado estuda concessão de Parque Histórico à iniciativa privada

Ideia é aproveitar melhor o espaço, com valorização da cultura alemã aliada ao potencial turístico


0
Foto: Reprodução / Arquivo

A concessão do Parque Histórico de Lajeado está no horizonte da administração municipal. A ideia ganhou força a partir de uma proposta apresentada por uma empresa de Santa Maria, que já administra a Aldeia do Imigrante em Nova Petrópolis. Uma comissão deve ser formada para avaliar propostas para explorar o espaço, localizado no Bairro Alto do Parque. Em entrevista ao programa Troca de Ideias desta segunda-feira (29), o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura, André Bücker, explicou como pode ser esse processo, por concessão, sessão de uso ou parceria público-privada.

“É um novo olhar sobre um local que a gente entende que tem um potencial muito grande, mas que tem uma ocupação que fica muito aquém do que a gente imagina para um local que tem essa vinculação histórica com o município, de trazer a cultura alemã e, ao mesmo tempo, ser um local com potencial turístico”, explica o secretário.

Secretário André Bücker (Foto: Tiago Silva)

“A gente enxerga um potencial, mas incomoda um local tão bonito, com um potencial tão grande sem que tenha o afluxo de gente que imaginamos que deva ter, até pela localização tão privilegiada”, argumenta. “Para quem conhece, o Parque Histórico é muito mais bonito que grande parte dos empreendimentos que têm na Serra”, destaca.

De acordo com o secretário, a Prefeitura de Lajeado busca que seja um local mais comercial, com forte valorização da cultura alemã e um atrativo turístico importante para a cidade. Bücker diz que a ideia é que se melhore a estrutura, com novos atrativos ao público, realização de eventos a céu aberto e um mix de produtos para viabilizá-lo.

O responsável pela área de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura ressalta que o município é quem estabelecerá as regras de utilização do parque. Para isso, deve formar a comissão, abrir edital para a apresentação de propostas, que servirão para a administração formatar o projeto e abrir a licitação para as propostas da iniciativa privada.

Conforme Bücker, a Prefeitura de Lajeado objetiva uma ação assertiva, porque o Parque Histórico, apesar de suas potencialidades, apresenta dificuldade de ser a referência.

Texto: Tiago Silva
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui