Presidente da Ucrânia demite comandante do Exército e nomeia general impopular entre as tropas

Zelensky justificou a demissão afirmando que o exército ucraniano necessita de reformas urgentes para abordar de maneira mais eficaz a mobilização e o recrutamento em meio ao conflito em curso


0

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, tomou uma decisão significativa no cenário militar do país, demitindo o principal general Valery Zaluzhny nesta quinta-feira (8). Esta mudança marca um dos movimentos mais importantes no exército ucraniano desde o início do conflito com a Rússia, há cerca de dois anos.

Zelensky justificou a demissão afirmando que o exército ucraniano necessita de reformas urgentes para abordar de maneira mais eficaz a mobilização e o recrutamento em meio ao conflito em curso. Ele destacou que embora as forças ucranianas tenham demonstrado competência em recuperar o controle do espaço aéreo, ainda não conseguiram alcançar suas metas territoriais estabelecidas para o ano de 2023.

Postagem de Zelensky

O substituto de Zaluzhny será o general Oleksandr Syrsky. No entanto, segundo informações do “Washington Post”, essa mudança pode não ser bem recebida pelas tropas ucranianas.

O novo comandante não desfruta de grande popularidade entre os soldados, que o veem como alguém com um estilo de comando semelhante ao do antigo exército soviético. Além disso, algumas críticas são direcionadas a ele pela decisão de manter as tropas na cidade de Bakhmut por um período considerado excessivo.


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui