Presidente do STR de Estrela afirma que Plano Safra não atende necessidade dos agricultores familiares

Necessidade de investimento em seguro eleva ainda mais investimentos


0
Foto: Rádio do Vale / Arquivo

O Governo Federal lançou no fim de junho o Plano Safra 2022/2023. Foi anunciada a liberação de R$ 340,88 bilhões em recursos, elevação de 36% com relação ao ano passado. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela, Rogério Heemann, concedeu entrevista ao Programa Realidade da Rádio do Vale e afirmou que a proposta não atende as necessidades dos pequenos produtores. Apesar do valor disponibilizado ser satisfatório, a taxa de juros é considerada muito alta. Serão de 5% ao ano para a produção de alimentos e produtos da sociobiodiversidade e 6% ao ano para os demais produtos.


ouça a entrevista

 


Rogério Heemann explicou que devido às perdas da última safra provocadas pela estiagem, é fundamental que os agricultores façam o seguro, o que eleva ainda mais o investimento. É interessante que seja feito um estudo de viabilidade para que o produtor saiba se irá conseguir honrar seus compromissos.

Para o médio produtor rural, a taxa de juros é de 8% ano ano. Para se habilitar ao recebimento das verbas, os agricultores devem verificar o crédito junto às instituições bancárias e elaborar o projeto de investimento na propriedade ou para o plantio da safra. GL

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui