“Previsões mais assertivas” é uma das ações do Estado para amenizar prejuízos em eventos climáticos no Vale do Taquari

Entidades regionais e prefeitos se reuniram na manhã desta segunda-feira (15) para debater assuntos voltados ao tema com a presença do secretário executivo do Gabinete de Crise do Estado do RS, Pablo Palma


0
Lideranças se reuniram na manhã desta segunda-feira (Foto: Gabriela Hautrive)

Lideranças representando entidades e prefeitos da região se reuniram na manhã desta segunda-feira (15) no prédio 7 da Univates. O momento contou com a apresentação do Gabinete de Crise do Estado do RS, através do Secretário Executivo, Pablo Palma, além da apresentação de uma pesquisa sobre eventos climáticos, feita pelo professor Rafael Eckart, que mostra as enchentes de setembro e novembro do ano passado como as maiores da história, em Estrela e Lajeado.

O representante do gabinete de Crise do Estado do RS, Pablo Palma, disse que procura se aproximar da região, mostrando ações práticas que serão feitas a partir de agora, entre elas, uma ação com previsões mais assertivas. “Nós temos agora, estamos em fase de construção de um radar que vai entregar um produto de maior qualidade para a população e nós vamos ter, então, as previsões, que não vão deixar de ser previsões, mas elas vão ser previsões mais assertivas, com melhor qualidade e com uma melhor entrega de dados para a população”, destacou.


ouça a reportagem

 


Na reunião os prefeitos também falaram sobre padronizar o nível das réguas instaladas nos municípios para medir o nível do Rio Taquari nos diferentes municípios do Vale do Taquari.

O grupo se encontra para tratar do tema enchentes, com a coordenação da economista Cíntia Agostini, atuante no desenvolvimento regional. Segundo Cíntia, o objetivo principal é olhar para aquilo que aconteceu no ano passado e tentar minimizar os impactos nos próximos eventos. “É como nós aprendemos melhor a fazer a gestão de crise, falando dessa questão dos desastres climáticos. A sociedade precisa dessas respostas, precisa de informação mais sólida e confiável para conseguir também, lá na ponta, no município, na vida de cada um, tomar a melhor decisão quando isso acontecer, porque a gente sabe que novos eventos acontecerão”, relata.

Próximo encontro do grupo será no dia 22 deste mês, na próxima segunda-feira (Foto: Gabriela Hautrive)

O grupo foi criado informalmente, e procura trazer lideranças para debater o tema com maior amplitude. “Hoje ouvindo o secretário do Gabinete de Crise que foi formado no Estado, e ele nos contando o papel do gabinete, como isso está se estruturando, e nós, enquanto região, demandando questões que precisam ser vistas nas mais diversas dimensões, e depois uma apresentação de um professor da casa”, reforça.

Também participaram do encontro os prefeitos de Muçum (Mateus Trojan); Encantado (Jonas Calvi); Colinas (Sandro Hermnann), o vice-presidente regional da Federasul e presidente da CIC Teutônia, Renato Scheffler, o promotor Sérgio Diefenbach, entre outras lideranças.

Próximo encontro

O próximo encontro do grupo será no dia 22 deste mês, na próxima segunda-feira, com a secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado, Marjorie Kauffmann. A secretária vai falar sobre o trabalho da pasta e as ações feitas em conjunto com a região.

Texto: Gabriela Hautrive
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui