PRF monitora elevação do nível do Rio Taquari para decidir sobre eventual fechamento da ponte na BR-386

“Se o nível do rio subir a um determinado ponto que comprometa a segurança, infelizmente, nós vamos ter que realizar o fechamento total”, diz o inspetor-chefe


0
Foto: Tiago Silva

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está monitorando a elevação do nível do Rio Taquari neste domingo (12). Caso atinja certo nível que comprometa a segurança, a polícia pode trancar novamente a passagem pela ponte sobre a BR-386, entre Lajeado e Estrela.

O chefe da 4ª Delegacia da PRF em Lajeado, Marcos César Barbosa Silva, diz que é uma decisão que a força de segurança pode adotar caso visualize a necessidade. Para isso, está em contato constante com os engenheiros da concessionária CCR ViaSul.

O risco é considerado maior a partir da cota 29. “Se chegar na cota 29, vai ser feito uma avaliação mais minuciosa dos engenheiros”, destaca. Chegando aos 29, é um nível crítico, considera, com possibilidade real de fechamento. A água alcança e começa a passar por cima da ponte a partir da cota 31 metros do Taquari em Lajeado e Estrela.

Atualmente, o fluxo está liberado nos dois sentidos na pista Sul, em fluxo e contrafluxo.

“Pela manhã, realizamos o fechamento do sentido Norte, sentido Estrela-Lajeado, por conta das intensas chuvas na região. Infelizmente, ficou intrafegável a Rua Bento Rosa, então prezando pela segurança, realizamos esse fechamento. Estamos constantemente monitorando. Eu estava em contato agora com a Defesa Civil e obtivemos a informação de que as chuvas estão além do previsto, então ligamos o sinal de alerta”, explica o inspetor-chefe.

“Nós temos a possibilidade de fechamento total da ponte, mas não imediata. Nós vamos ficar sempre monitorando, eu estou em contato também com os engenheiros da CCR, eles vão estar avaliando constantemente a situação da ponte. Se o nível do rio subir a um determinado ponto que comprometa a segurança, infelizmente, nós vamos ter que realizar o fechamento total. Não é o que queremos, mas temos que prezar pela segurança”, afirma.

“Então, a população pode ficar tranquila, que nós estamos sempre nesse sentido, querendo a fluidez do trânsito, mas temos que também ter atenção com a segurança. Nós vamos fazer sempre o melhor, buscando o melhor para todos”, destaca.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui