Primeira manhã após a liberação da passagem de veículos pela nova Ponte de Ferro registra movimento intenso e formação de filas

Apesar do trânsito carregado, sistema semafórico, Departamento de Trânsito e Brigada Militar garantem um fluxo tranquilo


0
Foto: Luís Fernando Wagner

Após ser aberta para o fluxo de veículos, na tarde desta segunda-feira (10), a Ponte de Ferro, na ligação entre Lajeado e Arroio do Meio, registrou movimento intenso no início da manhã desta terça-feira (11). A fila de veículos se formou tanto no lado de Lajeado, pela Rua Senador Alberto Pasqualini, quanto pelo trecho de Arroio do Meio, na Rua Marechal Floriano Peixoto, a Estrada Velha. Apesar do movimento, o trânsito flui normalmente e, até o momento, nenhum incidente foi registrado.

Para organizar o fluxo, foi instalado um conjunto semafórico, com sinaleiras em ambas as cabeceiras da ponte. O tempo dos semáforos ainda está sendo testado, e no momento é de 2 minutos para cada lado, pois a passagem segue em mão única. Assim como funcionava antes da enchente de maio, que destruiu parte da ponte, existe a limitação de altura dos veículos em 3 metros. A barreira para impedir a passagem de veículos pesados seguem sendo as “goleiras”, instaladas em ambos os acessos.

Como medida de segurança e para garantir a observância da sinalização o Departamento Municipal de Trânsito e a Brigada Militar mantêm patrulhas no lado de Lajeado. Porém, na margem de Arroio do Meio, não havia fiscalização, por volta das 9h da manhã desta terça-feira (11).

A Ponte de Ferro é a única opção de passagem de veículos entre os dois municípios, enquanto que a reconstrução da ponte sobre a ERS-130, que também foi levada pela enchente, não sai do papel. No local, a alternativa para quem quiser fazer a travessia a pé são as pontes Passadeiras, instaladas no rio Forqueta pelo Exército. As estruturas devem ficar à disposição até a reposição da ponte.

Luís Fernando Wagner
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui