Primeiro-ministro da Escócia renuncia e gera caos em partido pró-independência

Governo de Yousaf desmoronou inesperadamente na semana passada, quando ele rasgou um acordo de coligação com legisladores do Partido Verde


0
Humza Yousaf (Foto: Wikimedia)

O primeiro-ministro escocês, Humza Yousaf, renunciou ao cargo nesta segunda-feira (29). O movimento marca o colapso de seu governo de coalizão e lança seu partido pró-independência ao caos. O governo de Yousaf desmoronou inesperadamente na semana passada, quando ele rasgou um acordo de coligação com legisladores do Partido Verde, que por sua vez disseram que votariam contra ele numa moção de confiança.

Conforme anuncio desta segunda-feira (29), o Partido Nacional Escocês (SNP), no poder, oferecerá um candidato para substituir Yousaf. O ex-primeiro-ministro assumiu como líder do SNP em março passado, na esperança de estender o domínio político do partido para uma terceira década e fortalecer os argumentos para um novo referendo sobre a independência escocesa.

O SNP, de tendência esquerdista, lidera o governo descentralizado da Escócia desde 2007 e forçou um voto de independência em 2014, no qual os eleitores escoceses optaram por permanecer como parte do Reino Unido.

Fonte: CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui